Grande parte das discussões atuais acerca do meio ambiente envolvem a adoção de energia solar renovável e sustentável.
Nossas tecnologias em sua maioria são dependentes de energia, sem ela, o desenvolvimento tecnológico, científico e até os avanços na agricultura cessariam e teríamos perdas irreparáveis inclusive para o sustento de todos nós seres humanos.
Qual a diferença entre energia renovável e energia sustentável?
Energias renováveis são aquelas obtidas a partir de fontes naturais que possuem a capacidade de se renovar, estando sempre disponíveis para serem utilizadas, por exemplo: energia hídrica, solar, geotérmica, eólica e oceânica, todavia, uma energia renovável não é necessariamente sustentável.
A energias sustentáveis são produzidas a partir de energias renováveis, ou seja, não se esgotam como os combustíveis fósseis tradicionais. Mas, ela só será considerada sustentável se houver um equilíbrio entre produção e consumo, sendo compatível com o desenvolvimento social e econômico.
Com base nisso faremos uma comparação entre energia solar e hidrelétrica.
O que são e como funcionam a energia hidrelétrica e a energia solar?
A energia hidrelétrica é obtida através da força das águas, seu aproveitamento como fonte de energia exige a criação de grandes estruturas chamadas de usinas hidrelétricas. É nestas usinas que a energia potencial da água armazenada nos reservatórios é transformada em energia cinética e posteriormente em energia elétrica.
Já a energia solar é obtida através da captação de raios solares através dos painéis fotovoltaicos que produzem energia, essa energia é transportada para o inversor que irá converter a energia gerada pelo sistema em energia elétrica.
Quais as principais diferenças entre energia hidrelétrica e energia solar?
Energia solar | Energia hidrelétrica |
– É instalada e produzida diretamente na sua residência. | – Precisa de grande infraestrutura, é distribuída por uma concessionária de energia. |
– A produção de energia é autônoma, e está garantida inclusive nos dias nublados | – Nas épocas de seca, a diminuição das águas pode acarretar falta de energia e aumento das taxas. |
– Economia – O investimento é feito apenas uma vez e depois de instalado pode gerar até 95% de economia na conta de luz. | – Não existe abatimento, mas a taxa chamada “custos relativos ao sistema de transmissão, distribuição, perdas elétricas e encargos/ impostos” é cobrada mensalmente. |
– Energia inesgotável considerada limpa, renovável e sustentável | – Grande impacto ambiental, toda a fauna e flora local são sacrificadas na construção do reservatório e usina. |
– O sol pode produzir 4 milhões de vezes mais energia do que a população mundial utiliza, ou seja, não seria preciso economizar no uso da eletricidade | – Criação de barragem: Tem como finalidade interromper o ciclo natural do rio, criando um reservatório de água, interferindo na vida de indígenas e ribeirinhos. |
E então? Energia solar ou energia hidrelétrica?
Enquanto conversamos, a energia advinda de usinas hídricas ainda é a mais usada no Brasil e a terceira no mundo, mas conforme a demanda por energia sobe, a oferta de energia elétrica permanece a mesma.
Enquanto isso, a energia solar que é totalmente sustentável já alcançou o posto de segunda mais usada no Brasil. Conforme os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A capacidade operacional da fonte superou 23 GW no País, registrando um avanço de quase 66% de 2021 até final de 2022.
Analisando as diferenças, podemos dizer que para que a produção de energia solar aumente, basta que o sol continue a brilhar, uma vez adquirido o equipamento, não há mais gastos (apenas limpeza 2x ao ano).
Considerando que nosso lindo país tropical é banhado pelo sol durante os 12 meses do ano, a energia solar é a melhor alternativa para a produção energética na sua casa.