BIPV: O que são painéis integrados à construção?

A integração de painéis solares fotovoltaicos na construção civil é uma solução inovadora que tem sido usada como forma de promover a geração de energia limpa e renovável aplicada diretamente na estrutura de projetos arquitetônicos. 

Conhecida como BIPV (Building Integrated Photovoltaics), essa tecnologia consiste em integrar os painéis solares na estrutura da edificação, seja na fachada, telhado ou até mesmo nas janelas. É um mercado em ascensão que tem apresentado um crescimento significativo em todo o mundo, e de acordo com especialistas do setor: o BIPV é uma das formas mais inovadoras de implementar tecnologia na construção alinhando design, estrutura e economia elétrica.

BIPV: como funciona?

O BIPV utiliza uma variedade de materiais na fabricação dos seus painéis e células solares, dependendo do fabricante e da tecnologia utilizada. Algumas das opções mais comuns incluem o silício cristalino, que é durável e eficiente. As células solares orgânicas (OSCs) são feitas de materiais orgânicos e são mais leves e flexíveis do que as células solares convencionais, embora ainda estejam em fase de desenvolvimento. A perovskita é um material novo, mas promissor na tecnologia BIPV, oferecendo eficiência e flexibilidade, além de diferentes cores. Por fim, o vidro fotovoltaico combina as propriedades do vidro com a geração de energia solar, podendo ser usado em fachadas e janelas, permitindo a entrada de luz natural e geração de energia elétrica simultaneamente.

Últimas atualizações sobre a tecnologia BIPV no Brasil e no mundo:

 

2022:

A LONGi Solar, uma das marcas que utilizamos em nossos projetos, apresentou na Intersolar Europa o seu projeto de painéis BIPV coloridos. Lembrando que em 2020, a Jinko Solar, uma das maiores fabricantes de painéis solares do mundo, anunciou durante a SNEC 2020 (maior feira de energia solar da China) a sua nova série de módulos fotovoltaicos integrados a edificações (BIPV). Essa nova linha de produtos oferece uma potência de saída de 550 W, além de apresentar uma variedade de cores e níveis de translucidez, permitindo que eles sejam incorporados a projetos arquitetônicos com maior estética.

Fonte: Canal Solar e Canal Solar

 

2023:

A GoodWe apresenta novos painéis solares sem moldura para aplicações BIPV.

“Este produto é desenvolvido e produzido internamente”, disse um porta-voz do fabricante chinês de inversores ao pv magazine. “Adicionamos produtos BIPV ao nosso catálogo de produtos para nos tornarmos um fornecedor de soluções abrangente de balcão único”.

Fonte: PV Magazine

No Brasil, a BYD Brasil anunciou em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a construção do primeiro laboratório com total integração fotovoltaica do tipo BIPV (Building-Integrated Photovoltaic System), no campus da instituição catarinense, com previsão de entrega para 2023. O laboratório contará com um total de 360 módulos, entregues no início deste mês, entre 450 W e 530 W. Estes últimos, com backsheet transparente, serão aplicados especificamente no telhado, em função da inclinação e do posicionamento, visando maior geração de energia. 

O projeto arquitetônico possui integração fotovoltaica do tipo BIPV, onde os módulos atuarão como telha nas coberturas e como elementos de sombreamento nas fachadas. Além disso, uma das coberturas será utilizada como elemento sombreador da laje de cobertura da edificação, minimizando significativamente os ganhos térmicos pela cobertura. O objetivo do projeto é aproveitar a alta tecnologia e os painéis integrados na construção civil, contribuindo para viabilizar a energia limpa em segmentos ainda pouco explorados, como é a construção civil.

Fonte: Canal Energia

Outras Publicações

×