Brasil alcança 35 GW de capacidade fotovoltaica operacional em 2023

O Brasil está se destacando pelo crescimento extraordinário na sua capacidade de geração de energia solar. Esse avanço é marcado, principalmente, pelo aumento substancial na potência instalada.

Agora, mais uma vez, o Brasil solidifica sua posição como um dos líderes globais de energia solar fotovoltaica.

Desde 2022, o país registrou o aumento da sua capacidade operacional de energia solar. Em apenas um ano, a capacidade instalada passou de 33 GW para mais de 35 gigawatts, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

 

Relembre: Energia solar no Brasil ultrapassa 29 GW de capacidade operacional

Esses dados traduzem um crescimento médio mensal maior que 1 GW desde julho de 2022. 

As causas do aumento significativo na capacidade de geração de energia solar é atribuído tanto às novas instalações de grandes usinas quanto à população que busca instalar sistemas fotovoltaicos em suas casas e negócios.

A geração distribuída, que é a energia representada pelas instalações comerciais e residenciais que são vinculadas às concessionárias de energia, representam 22,9 GW da capacidade total, enquanto as usinas de geração centralizada contribuem com 10,13 GW.

O Brasil também tem sido considerado um destino que atrai investimentos no cenário mundial. Nos últimos anos, o país recebeu mais de R$ 170 bilhões em investimentos para que continuasse a gerar energia e isso resultou em mais de 1 milhão de empregos, nos mais variados setores.

O crescimento da energia solar fortalece a segurança energética do país, e também promove a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil.

Com esses avanços, você ainda tem dúvidas que a energia solar desenvolve o Brasil? Por isso, queremos te convidar para participar dessa revolução conosco. Instale energia solar no seu negócio ou na sua casa e fique mais seguro com seus negócios, acompanhando o crescimento econômico do nosso país. 

Outras Publicações

×