Como a energia solar funciona?

Se você chegou até aqui é porque está curioso sobre como a energia solar funciona, certo?

Preparamos este artigo para te deixar por dentro sobre o funcionamento dessa energia, e até indicamos alguns vídeos que ajudam a ilustrar melhor para que você possa entender.

Embora pareça algo novo e complexo, a energia solar existe há décadas, mas só ganhou força nos últimos anos, se tornando uma excelente opção para residências e prédios comerciais.

O que é energia solar?

De forma simples, a energia solar é aquela que utiliza como fonte de energia os raios solares. 

Ela é uma fonte de energia sustentável, renovável e limpa, é uma das mais indicadas quando o assunto é desenvolvimento sustentável.

Embora ainda seja uma energia um pouco cara, tem se tornado cada vez mais comum algum amigo dizer que contratou um sistema de energia solar fotovoltaico, e talvez tenha sido por isso que você chegou aqui.

Como funciona esse sistema de energia solar?

A energia solar funciona de uma forma bem simples e direta. 

São instalados painéis/placas solares que reagem à luz do sol e produzem energia elétrica, isso é o que ocorre no tão famoso sistema fotovoltaico.

Esses painéis são instalados no telhado da sua construção (casa/residência ou comércio), de modo que um se conecte ao outro que, por sua vez, estão conectados em um inversor solar.

Um inversor solar converte a energia solar das placas fotovoltaicas de corrente contínua (CC) para corrente elétrica alternada (CA). 

Logo, o inversor transforma a corrente em energia elétrica que pode ser usada na sua construção (casa/residência ou comércio) para o computador, televisão, máquinas e qualquer equipamento elétrico que você tenha em casa.

Como é realizada a distribuição da energia solar?

A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua construção, seja residencial ou comercial.

Como essa energia é gerada por você, não haverá custo em sua utilização. Logo, é possível reduzir a energia que você compra da distribuidora de forma bem considerável.

Porém, é importante ressaltar que cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica. Então, atente-se a isso, okay?

O que acontece com o “excesso” de energia solar?

Agora que você entendeu mais como funciona a energia solar, vamos nos aprofundar um pouco.

Após a instalação do sistema escolhido por você, o relógio de luz antigo vai ser substituído por um novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia).

Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo, e é injetada na rede da distribuidora.

A energia solar que vai para a rede vira créditos de energia. Os Créditos de Energia são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses.

Dessa forma, no final do mês, quando você receber a sua conta de luz, você verá quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu, você terá créditos de energia, garantindo mais economia na sua conta de luz.

Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz! Super interessante, não é?

Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a localização e classe de consumo (residencial, comercial ou industrial).

Sistema de energia solar off grid fotovoltaico

O sistema solar off grid é um sistema autônomo ou “isolado”, a sua característica fundamental é o seu autossustento.

Esse sistema se chama assim justamente por não precisar se conectar a nenhuma rede elétrica. Ele armazena toda a energia solar que se excede em baterias específicas, para se utilizar quando não há a produção de energia.

Esse sistema abastece os aparelhos eletrônicos e domésticos que utilizam a energia de forma direta. 

Pode ser aproveitado para inúmeras coisas, como iluminação, bombeamento de água, eletrificação de cercas, entre outros.

O legal da energia solar off grid é que a energia solar é armazenada em baterias específicas, então pode ser utilizado em dias nublados, durante a noite e até mesmo em dias com chuva.

Para não sobrar dúvidas sobre como funciona a energia solar, separamos dois vídeos super legais sobre o assunto:

Um é do canal do YouTube chamado Ponto em Comum, onde ele explica como a energia solar é convertida em eletricidade.

O outro é do canal, também do YouTube, chamado AES Brasil, que fala sobre o sistema fotovoltaico. 

Entre em contato conosco para se informar mais sobre a energia solar, estamos sempre à disposição. 

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma