Os combustíveis fósseis estão com os dias contados, afinal eles são os principais emissores dos gases de efeito estufa.
Com isso em mente, é óbvio perceber que a sociedade está procurando meios de se adaptar e a energia solar é uma das formas mais sustentáveis de gerar energia hoje em dia.
Além de ser inesgotável, é uma das únicas que não produz resíduos tóxicos e pode ser aproveitada em qualquer lugar.
Até mesmo nos ambientes mais desfavoráveis de luz solar.
Essa relação é íntima com a promoção de um mundo mais sustentável. Mas você sabe exatamente como é que isso acontece?
Como a energia solar favorece o meio ambiente?
A energia solar favorece o meio ambiente com uma troca bem inteligente.
Sem a necessidade de queimar combustíveis fósseis, o efeito estufa é retardado e o solo é preservado, sem risco de vazamentos de óleos.
E outra vantagem é que a energia solar é uma energia silenciosa.
Outro fator interessante que ajuda o meio ambiente e a economia é que os países que aderem à energia solar são mais independentes economicamente e sofrem menos com as oscilações de mercado.
Locais remotos que possuem quase nada ou zero de acesso à energia, são favorecidos pela energia solar pois gera empregos locais favorecendo as pessoas do bairro e da cidade.
Agora, como você pode contribuir para um mundo com energia mais sustentável?
Toda mudança começa aos poucos de dentro para fora. A moda acontece assim, rebeliões por melhorias também.
Por isso, a forma atual mais eficiente de ganhar independência energética e ainda promover a sustentabilidade é investir em painéis de energia solar nas casas, comércios e indústrias.
Isso diminui a dependência das grandes concessionárias de energia e com isso ajuda a reduzir o impacto das usinas e explorações de petróleo.
E, claro, com mais pessoas investindo em uma energia limpa e sustentável, as políticas públicas ganham força para diminuir as tarifas, oferecer créditos fiscais e subsídios para projetos que envolvam energia solar.
Em resumo, a energia solar e a sustentabilidade são grandes amigas do bolso do cidadão, pois é investimento que se paga sem a interferência de ninguém, a não ser você mesmo e o sol (que nunca vai nos deixar).
Leia também: energia solar é ideal para o agronegócio