Energia solar compensa

Para nós, que entendemos do assunto, sabemos que a energia solar compensa, mas resolvemos criar esse artigo para te mostrar todas as vantagens desse tipo de energia.

Quer descobrir quais são esses motivos? Continue a leitura

Vantagens da energia solar

Há inúmeras vantagens no uso da energia solar, aqui vamos listar alguns dos principais, mas acredite, há muito mais. Esperamos conseguir te convencer de que a energia solar compensa de verdade.

Energia solar compensa

Como a energia solar fotovoltaica é gerada?

A energia solar fotovoltaica é obtida pela conversão da energia do sol em eletricidade, por meio de uma tecnologia baseada no efeito fotovoltaico.

Isso ocorre através do sistema fotovoltaico e, através dele, a pessoa consegue abastecer todo o consumo de energia do seu estabelecimento, seja residencial ou comercial.

Para captar a maior quantidade que seja possível da irradiação solar, os painéis fotovoltaicos ficam dispostos sobre as coberturas de casas e prédios, podendo, também, ficar sobre áreas abertas e fixadas ao solo.

O caminho da produção de energia pelo sol é apenas um, mas pode ser realizado com equipamentos diferentes.

No caso de sistema conectado à rede elétrica — sistema on grid —, as células da placa fotovoltaica transformam a energia solar em energia elétrica. 

Já no sistema off grid, os sistemas fotovoltaicos costumam, também, contar com baterias. Elas servem para armazenar a energia solar fotovoltaica produzida pelas placas solares, para ser utilizada posteriormente. 

Economia garantida

Ao usar a energia solar, você economiza na sua conta de luz, sabia? Caso você gere mais energia do que vai, de fato, consumir, essa energia excedente pode ser aproveitada pela concessionária de energia, gerando crédito de energia para você. Interessante, não é?

Além disso, o sistema fotovoltaico pode durar de 25 a 30 anos, isso é quase uma vida. O que você gastará no investimento será um valor bem menor em relação ao que economiza no decorrer desses anos. Só isso já demonstra que a energia solar compensa, certo?

Energia sustentável

Já explicamos aqui o que é o desenvolvimento sustentável, mas é sempre bom revisar.

O desenvolvimento sustentável é a capacidade do desenvolvimento (social, econômico, tecnológico…) suprir as necessidades da geração atual, sem intervir nas necessidades das gerações futuras.

Ou seja, é o meio de desenvolvimento que busca atender às nossas demandas e necessidades sem que se esgote os recursos naturais, como a água, ar limpo, solo sem contaminação, e por aí vai.

Como a energia solar utiliza a radiação solar como fonte é uma energia segura e sustentável.

Valorização do imóvel

Tanto imóvel residencial quanto estabelecimento comercial que possuem sistema fotovoltaico, aumentam seu valor de venda consideravelmente.

Hoje, vender um imóvel que possua um sistema fotovoltaico instalado o valoriza muito além do valor comum do mercado, e quem já se atentou a isso, está lucrando.

Imagine ter no seu galpão um sistema de geração de energia solar? Isso valorizaria ainda mais o local, podendo deixar o valor do aluguel ainda mais interessante. Nós duvidamos que você tenha pensado nessa possibilidade antes.

Energia limpa

A energia solar, de forma geral, não acumula resíduos, logo, não polui o meio ambiente.

Os problemas com resíduos e lixo humano tem se tornando cada vez mais frequentes e preocupantes, então utilizar uma energia limpa é essencial para o futuro da nossa geração.

Painéis duráveis

Como já mencionamos, os painéis fotovoltaicos podem durar muitos e muitos anos. Além disso, eles se mantêm limpos através da água da chuva, sendo necessário poucos recursos para a realização de manutenções.

Taxa disso, taxa daquilo, gasta aqui, gasta acolá, isso não ocorrerá em um sistema solar bem projetado e instalado. Viu só como a energia solar compensa?

Energia renovável

Toda fonte de energia renovável é um recurso natural que é considerado inesgotável e é utilizado para a geração de energia.

Elas possuem inúmeras vantagens: agridem menos o meio ambiente, favorecendo o desenvolvimento sustentável, o que não acontece com as energias não renováveis.

O sol é o maior exemplo de uma fonte de energia renovável. Também temos a água (energia hídrica), os ventos (eólica), o calor da terra, das marés, as ondas do mar e até mesmo a biomassa como combustível.

Viu só como a energia solar compensa? Estamos sempre trazendo artigos sobre energia solar, favorite o nosso site e acompanhe nossos conteúdos.

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma