Energia solar e eólica: qual a melhor?

A energia solar e eólica têm sido cada vez mais pesquisadas pois houve uma mudança do perfil do consumidor que tem trazido energias renováveis às pautas de discussões em nosso país.

Hoje, sabemos que as pessoas não aceitam mais as coisas como antes, e com o acesso à internet, todos podem se manter cada vez mais informados sobre todo o tipo de tema.

Se você veio parar aqui, com certeza está buscando mais informações sobre fontes de energias renováveis.

Pega papel e caneta que vamos explicar tudo sobre o assunto.

O que é fonte de energia renovável?

Toda fonte de energia renovável é um recurso natural que é considerado inesgotável e é utilizado para a geração de energia.

Elas possuem inúmeras vantagens: agridem menos o meio ambiente, favorecendo o desenvolvimento sustentável, o que não acontece com as energias não renováveis.

O sol é o maior exemplo de uma fonte de energia renovável. Também temos a água (energia hídrica), os ventos (eólica), o calor da terra, das marés, as ondas do mar e até mesmo a biomassa como combustível.

Fica bem claro para nós que a energia solar e eólica são o futuro no quesito de energias renováveis e sustentáveis, pois pouco impactam negativamente o nosso meio ambiente.

Desenvolvimento sustentável e energia solar e eólica

O desenvolvimento sustentável, de forma simples, é a capacidade do desenvolvimento (social, econômico, tecnológico…) suprir as necessidades da geração atual, sem intervir nas necessidades das gerações futuras.

Ou seja, é o meio de desenvolvimento que busca atender às nossas demandas e necessidades sem que se esgote os recursos naturais, como a água, ar limpo, solo sem contaminação, e por aí vai.

Logo, é perceptível o quanto falar de desenvolvimento sustentável é extremamente importante, principalmente na era da globalização e das grandes indústrias.

Os impactos ambientais da energia solar e eólica são bem positivos e favorecem o desenvolvimento sustentável. O motivo disso é que a radiação solar, fonte da energia solar, é renovável.

Então, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável, os impactos ambientais da energia solar e eólica são bem positivos.

O que é energia solar?

A energia solar é uma energia eletromagnética que utiliza o sol como fonte. Pode ser convertida em energia térmica ou elétrica, utilizada para diversas finalidades.

Como já mencionado, esse tipo de energia pode ser utilizado para gerar energia elétrica sustentável ou para o aquecimento solar do sistema de água.

A energia elétrica proveniente da energia solar pode acontecer a partir de dois sistemas distintos. 

Um deles é o heliotérmico, que usa e converte a radiação solar em energia térmica, para depois convertê-la em energia elétrica.

O outro é o que já citamos anteriormente: o fotovoltaico, que converte a radiação solar de forma direta em energia elétrica.

Ou seja, quando te perguntarem o que é a energia solar, você pode naturalmente dizer que uma energia provinda da radiação do sol é convertida em energia elétrica.

O que é energia eólica?

A energia eólica é gerada com a utilização dos ventos, que transforma energia cinética em energia elétrica. Os ventos são originados pelo aquecimento da superfície terrestre.

Para quem não conhece, a energia cinética é uma das formas da energia mecânica. Ela é definida como energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo.

A energia eólica é gerada por meio das turbinas eólicas, chamadas também de aerogeradores, para gerar energia elétrica. Outro equipamento utilizado são os cataventos (moinhos) como bombardeamento de água. O movimento de hélices localizadas em áreas abertas gera a energia elétrica.

Ela é considerada uma energia limpa, pois não produz gases do efeito estufa, renovável e pode ser produzida em qualquer região.

Qual é a melhor: energia solar ou eólica?

Você deve estar deslumbrado com as vantagens da energia solar e eólica, certo? Mas cada uma possui suas desvantagens. Já temos um artigo que trata sobre isso a respeito da energia solar, principalmente falando da questão dos gastos com o sistema fotovoltaico.

Já no caso da energia eólica, a quantidade de energia disponível varia de acordo com as estações do ano e o horário. O aspecto do solo também influencia na velocidade do vento;

A quantidade de eletricidade depende de quatro fatores: quantidade de vento que passa na hélice, diâmetro da hélice, dimensão do gerador e o rendimento do sistema.

Ou seja, ela pode ser um tipo energia um pouco mais complexa para ser fonte de energia primária, já que sua instalação só pode ocorrer em locais muito específicos.

Entre energia solar ou eólica, a solar ainda é a mais viável e prática para residências e estabelecimentos comerciais, uma vez que sua instalação é mais prática e sua fonte de energia é a radiação solar.

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma