Energia solar é mais barata do que você pensa

Já parou para pensar em como é uma conta de energia solar? O que será que ela tem de tão diferente da conta normal da sua atual concessionária de energia?

De antemão, já queremos informar que não é um bicho de sete cabeças entender a conta de energia depois da instalação do seu sistema de energia solar.

Como funciona a conta de energia?

A conta de energia é um extrato mensal que detalha as cobranças pela eletricidade consumida durante o período de faturamento. 

O custo total do seu consumo de eletricidade para o mês é determinado pela multiplicação do total de quilowatts-hora (kWh) usado, pelo preço por kWh cobrado pela sua empresa de eletricidade. 

Sua conta de energia também incluirá quaisquer impostos, taxas ou sobretaxas cobrados pelo governo estadual ou local.

Para reduzir sua conta de energia, você precisará usar menos eletricidade. 

Ou ao menos, isso seria o normal se você dependesse da concessionária. Agora, com a energia solar, sua conta de energia solar será diferente.

Energia solar é mais barata do que você pensa

Como é a leitura da conta de energia solar?

Não tem muita diferença da conta habitual do consumidor cativo.

Os detalhes que diferenciam uma conta da outra estão sinalizados no mesmo documento, o mesmo emitido pela concessionária de energia da sua cidade.

Como assim? A energia continua a mesma?

Sim, isso se chama de geração distribuída de energia. 

Como estamos no Tocantins, vamos falar sobre a conta de energia se apresenta no talão de energia da Energisa. 

Com os painéis fotovoltaicos instalados, durante o dia o sistema produz a energia e ela é consumida pelos moradores ou funcionários. 

Quando o sol se põe, a energia produzida excedente é injetada na distribuidora de energia de volta e ela passa a suprir suas necessidades energéticas até o sol nascer novamente. 

Assim, nessa troca o que é excedente se torna créditos para você. 

Isso está explicado na conta, na parte descritiva da conta. O seu consumo, como habitual aparece na parte de consumo e no trecho que está sinalizado como Energia Atv Injetada é contabilizado a quantidade de energia que você devolveu à concessionária. 

Essa diferença é calculada logo mais abaixo e você obtém os seus descontos no valor final da fatura.

Os créditos e quantidade de energia que você injetou para a distribuidora de forma excedente e que não foram utilizados são informados a você por um documento chamado Demonstrativo de compensação da energia injetada.

Essa energia fica disponível para sua casa ou outra residência sob o mesmo cpf/cnpj utilizarem no prazo de até 60 da contabilização. 

Esse demonstrativo deve ser solicitado para envio por e-mail para que você veja 

Você ainda tem essa vantagem!

A conta de energia solar é igual à padrão, com apenas alguns detalhes de informações discretos a mais inseridos para o deixar a par do seu consumo. 

É importante também ter em mente que agora são realizadas duas leituras.

Mas é bem simples de entender, então acompanhe a explicação:

Você, com o sistema de energia solar agora possui também um medidor (conversor) que faz a medição de quanto de energia você está produzindo e aquela que é excedente.

A data de leitura desse medidor da unidade geradora é diferente do da unidade beneficiária. 

Os créditos a se receber na conta de energia só cairão se a leitura da unidade geradora for feita antes da leitura da unidade da própria concessionária.

Mas não se preocupe, todo o excedente que for lido e computado depois, assim que notificado, será creditado na fatura seguinte.

Energia solar é sinônimo de economia

Quando se trata de sua conta de energia, a energia solar é uma das formas mais eficazes de economizar.

Na verdade, a instalação de um sistema fotovoltaico (PV) em sua casa pode reduzir suas despesas com eletricidade em 50-90%.

Isso também se aplica a zona rural, que embora funcione de forma diferente a leitura (de 3 em 3 meses), o cliente só precisa registar a cada vez a data da leitura de sua unidade geradora e assim que se é feita a leitura da unidade distribuidora e o comparativo da média dos últimos 3 meses, os créditos são computados.

Dependendo do números de painéis instalados, é quase como nunca mais pagar energia!

Permita que o sol trabalhe por você, considere essa opção e faça um orçamento conosco. 

Saiba mais sobre como é feita essa leitura, aqui. 

Se você utiliza a energia da concessionária Energisa, vai entender direitinho como funciona e outros detalhes que não pudemos explicar aqui. 

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma