Energia solar é renovável ou não renovável?

O desenvolvimento sustentável está atrelado a várias coisas, e a utilização de energia renovável com certeza está nesse rol. O ponto é, a energia solar é renovável ou não? Antes de explicarmos isso, primeiro é importante você entender o que é uma energia renovável.

Há várias fontes dessa espécie de energia, e embora não possamos falar de todas em um único artigo, separamos informações precisas para que você não tenha mais nenhuma dúvida sobre esse assunto.

O desenvolvimento sustentável é importante?

Este é um tópico muito importante, pois, embora muito se fale sobre o assunto, pouco é explicado realmente.

O desenvolvimento sustentável, de forma simples, é a capacidade do desenvolvimento (social, econômico, tecnológico…) suprir as necessidades da geração atual, sem intervir nas necessidades das gerações futuras.

Ou seja, é o meio de desenvolvimento que busca atender às nossas demandas e necessidades sem que se esgote os recursos naturais, como a água, ar limpo, solo sem contaminação, e por aí vai.

Logo, é perceptível o quanto falar de desenvolvimento sustentável é extremamente importante.

Hoje, vamos destacar se a energia solar é renovável e suas nuances. Pois, se ela é renovável, com certeza é uma fonte de energia sustentável, certo?

O que é uma energia renovável?

Toda fonte de energia renovável é um recurso natural que é considerado inesgotável e é utilizado para a geração de energia.

Elas possuem inúmeras vantagens: agridem menos o meio ambiente, favorecendo o desenvolvimento sustentável, o que não acontece com as energias não renováveis.

O sol é o maior exemplo de uma fonte de energia renovável. Também temos a água (energia hídrica), os ventos (eólica), o calor da terra, das marés, as ondas do mar e até mesmo a biomassa como combustível.

O uso inobservado de energias não renováveis pode fazer com que essas fontes se esgotem do planeta, trazendo prejuízos irreversíveis para o nosso ecossistema e para a raça humana.

Alguns exemplos de energias não renováveis são as energias provindas de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, petróleo, gás natural e xisto.

Qual a diferença entre fonte de energia renovável e não renovável?

Como já dissemos, a maior diferença está na disponibilidade desse tipo de fonte. 

Enquanto as não renováveis se esgotam, podendo deixar de existir, as renováveis estão sempre disponíveis na natureza.

Aqui vamos citar a solar, eólica e hídrica. A energia solar é uma das maiores fontes para se converter em energia elétrica, pois, além de ser renovável, é sustentável.

Isso ocorre porque, embora a energia vinda das hidrelétricas tenha uma fonte renovável, a sua conversão deixa resíduos e afeta o meio ambiente de outras formas.

É muito difícil conter as barragens com o passar dos anos, e isso é bem perceptível se observamos a quantidade de acidentes que têm ocorridos em algumas hidrelétricas brasileiras.

Esse acúmulo de resíduo não é absorvido e aproveitado pelo solo, o que se torna um acúmulo inesgotável de lixo prejudicial à saúde da fauna e da flora.

A energia solar é renovável?

Você já deve ter percebido que sim, certo? Aliás, nós já dissemos. 

A energia solar, embora seja tratada como se fosse algo “moderno”, não é. Ela tem sido estudada e aperfeiçoada com o passar das décadas.

A energia solar é uma energia eletromagnética que utiliza o sol como fonte. Pode ser convertida em energia térmica ou elétrica, utilizada para diversas finalidades.

A mais comum e utilizada no Brasil é a fotovoltaica, que converte a luz solar em eletricidade, de forma direta, usando células fotovoltaicas.

Esse sistema pode ser instalado nos telhados das casas, prédios e demais localidades para produzir energia para o consumo das pessoas que ali residem/trabalham.

A energia solar fotovoltaica é uma energia limpa, que não impacta o meio ambiente de forma negativa e favorece o desenvolvimento sustentável.

Um pouco sobre nós

Nós da Suno Solar trabalhamos com comprometimento para garantir a você e a todos os nossos clientes um trabalho eficiente e objetivo.

Estamos sempre à disposição para tirar qualquer dúvida sobre a energia solar e seus benefícios, pois, além de trazer economia para o seu bolso, favorece o meio ambiente.

Entre em contato conosco e faça um orçamento, estamos prontos para te atender!

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma