Energia solar off grid

Você provavelmente está em busca de um sistema de energia solar fotovoltaico, mas não sabe a diferença da opção off grid e on grid, certo?

Tudo bem, é comum isso acontecer, já que energia solar é um tema que ainda traz muitas dúvidas entre as pessoas.

Neste artigo vamos explicar um pouco sobre cada uma, suas diferenças e qual é a melhor opção.

Energia limpa e renovável

Primeiro, é importante destacarmos que a energia solar é uma energia limpa e renovável, além de sustentável. Com a energia solar off grid nada muda.

Ela é renovável por sua fonte de energia, a radiação solar, não se esgota. É limpa, pois não deixa resíduos tóxicos no meio ambiente. E é sustentável pois favorece o desenvolvimento sustentável.

A energia solar é, portanto, a energia do presente e do futuro. E estamos aqui produzindo conteúdo mensalmente para informar nossos leitores sobre essa energia alternativa que tem conquistado o mundo inteiro.

Mas, em alguns casos, é preciso levar em consideração algumas ressalvas, e explicaremos isso com calma.

O que é a energia solar off grid?

Primeiro de tudo, você precisa entender o que é energia solar.

A energia solar é uma energia eletromagnética que utiliza o sol como fonte. Pode ser convertida em energia térmica ou elétrica, utilizada para diversas finalidades.

Essa energia pode ser utilizada para gerar energia elétrica sustentável ou para o aquecimento térmico do sistema de água.

O sistema solar off grid segue a mesma lógica, é um sistema autônomo ou “isolado” e a sua característica fundamental é o seu autossustento.

Esse sistema se chama assim justamente por não precisar se conectar a nenhuma rede elétrica. Ele armazena toda a energia solar que se excede em baterias específicas, para se utilizar quando não há a produção de energia.

Como esse sistema funciona?

Como já mencionado, o sistema de energia solar off grid funciona de forma autônoma, sem necessitar da rede elétrica.

Essa opção é utilizada em cidades menores ou locais remotos, já que é a opção mais simples e econômica, e auxilia na geração de energia elétrica, devido as dificuldades que determinadas regiões sofrem.

Esse sistema abastece os aparelhos eletrônicos e domésticos que utilizam a energia de forma direta. O seu funcionamento é bem semelhante ao on grid.

Pode ser aproveitado para inúmeras coisas, como iluminação, bombeamento de água, eletrificação de cercas, entre outros.

O legal da energia solar off grid é que a energia solar é armazenada em baterias específicas, então pode ser utilizado em dias nublados, durante a noite e até mesmo em dias com chuva.

Sua operação provém da captação dos raios solares voltados para a conversão em energia elétrica. Para isso utilizam-se painéis solares, controladores de cargas, baterias e inversor solar.

Vantagens do sistema fotovoltaico off grid

Você precisa entender que todo sistema fotovoltaico possui vantagens incríveis, mas também possuem suas desvantagens. 

E isso pode variar de projeto para projeto, porque cada residência e/ou prédio comercial possui uma necessidade diferente.

Projetos de pequeno porte precisam de geração de energia elétrica em menor escala, e seguindo essa lógica, os projetos de grande porte precisam de geração de energia em maior escala.

As vantagens da energia solar off grid são:

  • Redução de custos;
  • Energia disponível, já que ela é armazenada em baterias;
  • Menor consumo de combustíveis fósseis.

 

Vantagens de sistema fotovoltaico off grid de grande porte:

  • Menor risco de acidentes;
  • Diminuição considerável com transporte de combustível;
  • Menor consumo de combustíveis fósseis;
  • Índice reduzido de emissão de gás carbônico.

E quais são as desvantagens?

Sim, as desvantagens existem, e é claro que vamos listá-las. Ao adquirir seu sistema fotovoltaico off grid, você precisa levar em consideração que:

  • Pode apresentar menos eficiência energética;
  • Gera impacto ambiental devido ao uso de baterias;
  • É mais caro em comparação ao sistema de energia solar on grid.

Quais as diferenças entre a energia solar off grid e on grid?

Os dois são sistemas fotovoltaicos, mas existem diferenças consideráveis entre eles. 

Como já explicamos, o off grid é um sistema independente, que não precisa da conexão com a rede elétrica, já que seu abastecimento ocorre nas baterias

Já o sistema on grid precisa dessa conexão com a rede elétrica. Além disso, seu consumo pode ocorrer tanto no local quanto em outros pontos da rede elétrica em que ele está conectado.

Tanto em um caso como no outro, é sempre bom ouvir a opinião de profissionais capacitados. Entre em contato conosco e nos apresente suas ideias, será um prazer lhe ajudar!

 

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma