Energia solar para ar-condicionado

Ter um sistema de energia solar para ar-condicionado pode ser a melhor solução para você, pois te fará economizar ao ter um sistema fotovoltaico instalado no seu lar.

Você provavelmente deve estar cansado de pagar uma conta de energia cara por conta da refrigeração do seu ambiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Continua aqui com a gente para se manter informado.

Por que usar um ar-condicionado?

Sabemos que em dias quentes se faz necessário o uso de ar-condicionado. 

Seja em casa durante a noite, ou em um estabelecimento comercial, o calor pode atrapalhar o raciocínio, estressar e ainda causar demasiado desconforto.

É essencial para se ter uma boa noite de sono, uma temperatura regulada; nem tão quente, nem tão frio. Então a opção de instalar um ar-condicionado acaba se tornando importante até para você ter um sono de qualidade e um dia mais produtivo.

E se você quer dar uma boa experiência para seus clientes em seu estabelecimento comercial, o ar-condicionado se torna quase um item obrigatório. Não pensando apenas nos clientes, mas na performance dos colaboradores também. 

Ou seja, só há vantagens no uso diário de um bom ar-condicionado.

Para que serve a energia solar?

Caso você ainda não saiba, a energia solar é uma fonte de energia renovável e sustentável, que é sustentada pelo calor e luz que vem do sol.

Para que haja captação desse calor, utilizam-se painéis fotovoltaicos. Eles são compostos por células fotovoltaicas. Funciona mais ou menos assim, a luz é captada pelas placas e, por meio do material condutor presente nelas, chega em um campo elétrico que a transforma em energia elétrica.

Pode parecer confuso, mas em síntese, é assim que funciona.

Vale a pena contratar um sistema de energia solar?

Apesar do custo ser um pouco elevado no início, o uso de um sistema fotovoltaico pode substituir parte do seu abastecimento de energia. 

Nessa modalidade é muito importante você prezar pelo longo prazo. Em primeiro momento tudo pode parecer confuso e caro, mas no decorrer dos anos você perceberá a diferença no uso dos eletrônicos em sua casa.

“Não entendi, como assim?” A questão é que o seu sistema fotovoltaico irá gerar energia para você utilizar durante o dia e a noite, e o que você não usar, poderá virar crédito para sua conta de energia.

Os painéis podem ser utilizados de forma autônoma (sistema off grid) com baterias ou ligado na rede elétrica da concessionária (sistema on grid). Assim poderá continuar funcionando mesmo em dias nublados sem que haja o comprometimento de qualquer equipamento do sistema solar.

Ou seja, o sistema solar para ar-condicionado é muito indicado para diminuir os custos com a conta de luz a longo prazo.

Quais as vantagens do sistema solar para ar-condicionado?

Existem inúmeras vantagens em se contratar esse sistema para sua residência ou para seu estabelecimento.

Sendo a luz solar inesgotável, você sempre terá uma fonte de energia para alimentar o sistema fotovoltaico. Além de que, você contribuirá com o meio ambiente, já que energia solar para ar-condicionado é considerada uma energia limpa.

Como já explicamos, caso haja geração de energia excedente, você poderá criar crédito de energia, e isso reflete diretamente na sua conta de luz, o que diminuirá sua conta até o fim do mês.

E um ponto pouco abordado, porém muito importante, é que a energia solar é uma solução eficaz para locais onde o acesso à rede elétrica é difícil ou limitado.

Grandes empresas e lojas já estão usando um sistema voltaico. A título de curiosidade, estádios de futebol e festivais já usaram esse método para gerar energia. 

No entanto, um uso que está crescendo é a implantação de painéis para abastecimento de residências, seja apartamento ou casas. Com vista à sustentabilidade, valorização e economia, essa é uma excelente forma de criar um imóvel do futuro. 

Por que escolher energia solar para ar-condicionado?

Mesmo que em parte, o abastecimento de ar-condicionado com placas solares é uma realidade fácil de implantar e ajuda a diminuir o gasto com o aparelho. 

Quer um exemplo prático? Vamos lá! Um ar-condicionado de 9000 Btus consome 2,63 kWh. Se ele fica ligado 6 horas por dia durante um mês de 30 dias, resulta no consumo de 473 kWh por mês. 

Considerando um painel de 100 Wp (watt-pico) que produz em média 20 kWh ao mês e perde 20% se conectado à rede elétrica, seria preciso quase 30 painéis para abastecer 100% do ar-condicionado.

Sendo assim, é preciso considerar alguns pontos. O primeiro é que a capacidade de produção de energia dos painéis varia, pois depende de diversos fatores como: local de instalação, potência, ambiente e inclinação. 

A quantidade de painéis vai depender também de seu tamanho, portanto é possível criar um sistema com mais potência, usando menos placas. 

Além disso, é importante considerar que ao produzir energia solar e ligá-la à rede elétrica, a concessionária poderá fazer uso dela, o que é revertido em créditos solares, como já explicamos. 

Ou seja, um desconto na sua fatura de energia convencional que também pode ser usada em outras unidades em seu nome. Gostou de saber mais sobre energia solar para ar-condicionado?

Entre em contato conosco através do WhatsApp e faça seu orçamento!

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma