Energia solar térmica

Você sabia que tem como fazer o aquecimento da sua água através da energia solar térmica? Não? Pois é, tem como.

Sendo a energia solar uma fonte de energia renovável, preparamos aqui um artigo com várias explicações sobre o tema. Pega papel e caneta e anota tudo que você achar útil.

O que é a energia solar térmica?

A energia solar térmica também é conhecida como fototérmica ou termossolar. Essa modalidade usa a radiação solar de forma direta para gerar o aquecimento, seja em placas solares (coletores), ou de tubos a vácuo, para que seja realizada a captação e transferência do calor para um líquido, tipo a água, por exemplo. 

Essa modalidade é formada pela temperatura completa de um sistema. Ou seja, é constituída pela soma da potência associada aos elementos microscópicos compostos e da energia cinética. Ou seja, converte a energia solar em energia térmica.

Mas é importante frisar que temperatura e energia solar térmica não são a mesma coisa. A temperatura não pode ser considerada um tipo de medida de energia térmica. Todavia, ela é importante para a geração do calor e contribui para a energia solar.

E, assim como ocorre no sistema fotovoltaico, a energia solar térmica é renovável e sustentável. Ela pode ser utilizada em residências e estabelecimentos comerciais de pequeno porte, e até mesmo em usinas térmicas solares.

Logo, é possível gerar energia elétrica por meio dessas usinas, além de obter eletricidade a partir do aquecimento da água pelo vapor da radiação solar.

Formas de se utilizar a energia solar térmica

As formas de utilização da energia solar térmica são associadas ao aquecimento e refrigeração de ambientes, aquecimento de líquido (água), e à geração do processo de calor. Sendo assim, ela aproveita a radiação solar para aquecer a energia interna de um componente (placas ou tubos).

Também é usada para produzir água quente para processos industriais ou banho. 

Em dias chuvosos, provavelmente, não haverá sol suficiente para gerar toda a água quente que você precisa, portanto os aquecedores solares possuem, também, uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal da água. 

De qualquer forma, são extremamente eficientes e reduzem em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água.

Quais as finalidades da energia solar térmica?

Atualmente, existem 3 tipos diferentes de finalidades para o uso da energia solar térmica, sendo elas: aquecimento de água para refrigeração, aquecimento de água para indústrias e energia solar para chuveiro. Vamos conhecer cada uma delas?

Aquecimento de água para indústrias

Geralmente, se utiliza uma fonte que gere calor para aquecer água para indústrias (médio e grande porte). A água se torna consumível quando, através de feixes tubulares e resistências elétricas, a água fica quente por conta da troca térmica realizada.

O aquecimento da água pode ser utilizado nas indústrias alimentícias, químicas, farmacêuticas, mineração, agronegócio, entre outros.

Além de funcionar como um facilitador para a economia, o aquecimento de água também pode utilizar energia solar para motores de bombeamento d’água. O sistema de bombeamento d’água possui maior eficiência, alta durabilidade e fácil instalação, sendo uma opção eficiente para o seu imóvel.

Aquecimento de água para refrigeração

A refrigeração é outro meio eficiente para o aquecimento de água. Pois tem efeito cooperativo com o ar-condicionado.

Portanto, ao utilizar um sistema de refrigeração é possível remover e dissipar o calor para o ar exterior. Assim, esse calor residual é recuperado e aproveitado como aquecimento de água.

Aproveitar o calor que sai do ar-condicionado favorece a eficiência energética e reduz as emissões de gases do efeito estufa, você sabia?

E, ainda, você economiza com a conta de energia, tendo em vista que a conta tende a subir nas estações mais quentes do ano por conta da bandeira vermelha. Ou seja, só tem vantagens quando o assunto é sistema de energia solar térmica em cooperação com o ar-condicionado.

Energia solar para chuveiro

Oferece economia e segurança, o aquecedor de água para chuveiro é uma alternativa sustentável para a sua residência. 

Ele transforma a energia solar em térmica por meio da radiação solar, contando com alguns elementos como: placas coletoras, reservatório térmico e sistema auxiliar de aquecimento.

Ainda assim, a energia solar para motor 2cv, que auxilia no bombeamento de água, é fundamental para localidades onde não há sinal de energia elétrica. Por isso, além de economizar, é possível entregar água de cisternas e poços para onde quiser.

 

Gostou de saber mais sobre o tema? Estamos à disposição para orçamentos, basta entrar em contato através do nosso WhatsApp.

 

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma