Financiamento para energia solar

Está pensando em colocar energia solar na sua residência ou estabelecimento comercial? Provavelmente começou a cogitar o financiamento, certo? 

Sabemos que existem muitos boatos a respeito da energia solar e mais ainda sobre o financiamento, mas não se preocupe, com esse artigo pretendemos explicar algumas coisas sobre o assunto.

O que é energia solar?

A energia solar é uma energia eletromagnética que utiliza o sol como fonte. Pode ser convertida em energia térmica ou elétrica, utilizada para diversas finalidades.

Como já mencionado, esse tipo de energia pode ser utilizado para gerar energia elétrica sustentável ou para o aquecimento solar de sistemas de água.

A energia elétrica proveniente da energia solar pode acontecer a partir de dois sistemas distintos. 

Um deles é o heliotérmico, que usa e converte a radiação solar em energia térmica, para depois convertê-la em energia elétrica.

O outro é o fotovoltaico, que converte a radiação solar em energia através do efeito fotovoltaico.

Ou seja, quando te perguntarem o que é a energia solar, você pode naturalmente dizer que uma energia provinda da radiação do sol e que é convertida em energia elétrica.

O que é a energia solar fotovoltaica?

Nada mais é que utilizar a luz solar como fonte para a geração de energia elétrica. Isso ocorre através do sistema fotovoltaico e, através dele, a pessoa consegue abastecer todo o consumo de energia do seu estabelecimento, seja residencial ou comercial.

Ou seja, a energia solar fotovoltaica é obtida pela conversão da energia do sol em eletricidade, por meio de uma tecnologia baseada no efeito fotovoltaico.

Mesmo com esse “fato” a utilização da energia solar como fonte primária de energia elétrica é mínima. O que é bem triste, levando em consideração que o sistema de energia solar fotovoltaico é renovável e sustentável, sendo considerada uma energia limpa.

O que é um financiamento?

Em resumo, um financiamento nada mais é do que um contrato para que uma pessoa (física ou jurídica) obtenha crédito para uma finalidade específica. O crédito é dado por uma instituição financeira que disponibiliza esse valor, como os bancos.

Então, é importante frisar que quem precisa de um financiamento, não pode pegar o dinheiro e fazer o que quiser depois. Quando se realiza um financiamento, se faz na intenção de obter algo que será descrito no contrato.

CURIOSIDADE: se você pensou que o dinheiro do financiamento poderia ser usado para qualquer coisa, deve ter se confundido com o empréstimo. No empréstimo, o dinheiro recebido pode ser utilizado da maneira que o cliente quiser, no caso do financiamento, o valor já é liberado para a troca do em específico.

O financiamento é uma maneira de adquirir bens e pagar em médio e longo prazo, com o acréscimo de taxas e juros. Nesse tipo de contrato, o bem financiado será a garantia de que a dívida será paga se quem pegou o financiamento não pagar a quantia.

Hoje, o financiamento é uma das modalidades de crédito (de valor mais alto), mais utilizada em nosso país. 

Financiamento para energia solar

Vale muito a pena realizar um financiamento para energia solar. Pois, você conseguirá ter acesso ao seu sistema fotovoltaico e ter sua própria geração de energia, fazendo com que você economize, e muito, na conta de luz.

Listamos aqui as principais vantagens para te incentivar a colocar um sistema fotovoltaico em seu lar, pois, como você verá, vale muito a pena.

Redução do custo de energia: o valor do financiamento pode, até mesmo, ter um custo médio abaixo do valor da sua conta de energia atual após a instalação do sistema.

Crédito na conta de luz: caso haja mais geração de energia do que consumo, a energia excedente poderá ser enviada para a rede elétrica, criando um crédito na sua conta de luz,

Painéis duráveis: o painel solar dura, em média, 25 anos, gerando uma grande economia de energia no longo prazo.

Economia com manutenção e limpeza: pode parecer engraçado, mas como os painéis estão expostos à chuva, podem se manter limpos com frequência. Além de que a manutenção é mínima.

Valorize seu imóvel: tanto imóvel residencial quanto estabelecimento comercial que possuem sistema fotovoltaico, aumentam seu valor de venda, e são um ponto positivo para caso de aluguel.

Realização de transferência: caso você se mude e queira levar os painéis solares junto, você pode. Mas, obviamente, o projeto terá que ser alterado para as necessidades do local novo.

Há inúmeras outras vantagens no financiamento para energia solar, aqui listamos as mais comuns. 

Quer conhecer mais sobre o sistema fotovoltaico? Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp.

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma