O que é painel solar com microinversor?

Para saber tudo sobre o painel solar com microinversor é importante acompanhar a nossa matéria de hoje. Confira e domine esse tema!

Muito se fala atualmente em economia de energia e também em fontes energéticas sustentáveis.

Nesse sentido, contar com painéis solares e energia fotovoltaica é super interessante, tanto para o meio ambiente, quanto para a economia doméstica.

Logo, saiba mais sobre o assunto agora e conheça detalhes sobre os sistemas solares com microinversores. Tenha uma ótima leitura!

painel solar com microinversor

O que é painel solar com microinversor?

Antes de mais nada, saiba que o painel solar com microinversor nada mais é que um painel fotovoltaico com uma espécie de solar grid tie em miniatura. Em síntese, trata-se de um produto direcionado para atender as placas fotovoltaicas.

Afinal, para que serve esse dispositivo?

Nesse sentido, esses itens atuam de forma a transformar a energia elétrica gerada pelo painel solar em uma fonte energética segura, confiável e bastante equilibrada. Ou seja, sem grandes oscilações energéticas.

Ademais, esses dispositivos oferecem outros benefícios aos projetos solares, como você poderá ver a seguir.

Diferenças entre painéis com inversor e microinversor

Ao passo que você sabe o que é um microinversor, entenda que também existe outro dispositivo que pode ser conectado a placas fotovoltaicas: os inversores.

Desse modo, o inversor é inserido no kit fotovoltaico. Em contrapartida, cada microinversor suporta ligações em até 4 painéis fotovoltaicos. Assim sendo, o microinversor trata-se de um item mais eficiente que o seu concorrente quando temos telhados diferentes e com sombreamento.

Prós e contras de painéis solares com microinversor 

Veja abaixo as vantagens e as desvantagens que esses equipamentos podem oferecer ao seu projeto de energia solar. Continue a leitura.

Prós

  • Os painéis solares que possuem microinversores conectados a um com desempenho superior, mesmo quando estiverem em períodos do dia de sombra. Ou seja, não haverá redução no desempenho e na criação energética devido ao momento;
  • Ademais, esses itens são bastante resistentes. Dessa forma, necessitam de pouquíssima manutenção e a perda desses equipamentos é praticamente zero;
  • Além disso, é possível monitorar e até mesmo rastrear possíveis falhas dos painéis solares de forma totalmente remota graças aos microinversores. Isso porque esses itens podem monitorar cada painel solar instalado no seu projeto de forma totalmente individual. Nesse sentido, será possível avaliar tudo o que ocorre com cada placa fotovoltaica individualmente;
  • Ademais, o microinversor possui rápida e fácil instalação e também não tem grandes restrições em relação aos tipos de painéis solares do seu projeto. Basicamente, pode ser inserido em qualquer tipo de instalação de painéis solares;
  • Bem como, saiba que os microinversores possuem também como tarefa transformar a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para um tipo de corrente alternada (CA). Essa última modalidade energética se trata de uma energia mais segura e também com menores riscos de grandes alterações. Em resumo, a energia chega muito mais estável nos seus eletrodomésticos e itens de toda a sua residência.
  • Sob o mesmo ponto de vista, contar com um projeto de painel solar com microinversor é garantia de praticidade. Pois um único micro inversor pode atender até 4 placas fotovoltaicas. Por isso, este tipo de projeto de equipamento é ideal para projetos em casas, sítios e edifícios residenciais.

Contras

No entanto, nem tudo são apenas benefícios. Dessa forma, veja abaixo algumas desvantagens ao contar com esse tipo de dispositivo no seu projeto de energia solar. Acompanhe:

  • Atualmente, investir em microinversores garante um custo inicial maior logo na instalação do seu projeto. Isso porque trata-se de um equipamento com preço relativamente alto;
  • Ademais, caso seja necessário realizar algum tipo de substituição desses equipamentos o custo é mais alto do que no caso da substituição de inversores.

Afinal, devo escolher painéis com inversores ou microinversores? 

Por último, muitos clientes nos questionam se vale a pena contar com painéis com inversores ou microinversores.

Dessa forma, saiba que a resposta levará em consideração o projeto de cada cliente. Bem como, as necessidades individuais de cada casa, edifício ou localidade.

Assim sendo, a melhor escolha será tomada quando houver um diálogo entre o cliente e a empresa responsável pelo projeto e a instalação das placas fotovoltaicas.

Neste post você conheceu detalhes sobre o painel solar com microinversor. Leia outros conteúdos sobre sistemas solares e placas fotovoltaicas em nosso blog.

Você curtiu ler essa explicação sobre detalhes de projetos para energia solar? Se deseja realizar um projeto, mas não sabe como fazer isso, solicite um orçamento conosco e conheça detalhes sobre energia fotovoltaica e qual tipo de empreendimento é ideal para você e para a sua residência!

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma