Os impactos ambientais da Energia Solar

A preocupação com os impactos ambientais da energia solar tem se intensificado na última década.

Isso se deve ao fato de que muitos recursos do nosso planeta não são renováveis, e pela questão dos resíduos deixados na natureza devido a utilização de muitos desses recursos. 

A questão aqui é: quais são esses impactos? Vamos responder isso e mais alguns questionamentos bem comuns nesse artigo.

O que são impactos ambientais?

São pequenas ou grandes alterações no nosso meio ambiente, gerados pela raça humana na Terra. 

Esses impactos podem ser positivos ou negativos. Serão positivos quando trazerem melhorias para o meio ambiente, e serão negativos quando trazem riscos aos recursos naturais do planeta e aos seres humanos.

No caso dos raios solares como fonte de energia, os impactos ambientais da energia solar são bem positivos, como você verá no decorrer deste artigo.

Mas, antes de falarmos deles, vamos listar alguns dos impactos ambientais negativos:

Contaminação da fauna e flora, água e ar: isso ocorre com a geração massiva de resíduos. Um bom exemplo disso é a energia gerada pelas usinas hidrelétricas, ela deixa resíduos tóxicos difíceis de controlar.

Alterações climáticas: aqui entra a questão do aquecimento global e efeito estufa. Isso ocorre devido a emissão de gases de automóveis e grandes indústrias.

Esgotamento de mananciais: praticamente tudo que fazemos precisa de uma quantidade absurda de água. Muito embora a água esteja no rol de fontes de energia renováveis, o seu uso irresponsável tem começado a gerar escassez em vários locais do mundo.

Além desses, há muitos outros, mas aqui queremos apenas exemplificar para melhorar a compreensão do tema.

A necessidade de um desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável, de forma simples, é a capacidade do desenvolvimento (social, econômico, tecnológico…) suprir as necessidades da geração atual, sem intervir nas necessidades das gerações futuras.

Ou seja, é o meio de desenvolvimento que busca atender às nossas demandas e necessidades sem que se esgote os recursos naturais, como a água, ar limpo, solo sem contaminação, e por aí vai.

Logo, é perceptível o quanto falar de desenvolvimento sustentável é extremamente importante, principalmente na era da globalização e das grandes indústrias.

Os impactos ambientais da energia solar são bem positivos e favorecem o desenvolvimento sustentável. O motivo disso é que a radiação solar, fonte da energia solar, é renovável.

Fontes de energia renováveis são aquelas que não se esgotam, como a água, os raios solares e os ventos, a título de exemplo. Mas nem toda fonte de energia renovável é limpa.

Uma energia limpa é aquela que não acumula resíduos, como é o caso da energia solar. As hidrelétricas, embora sejam o meio de energia mais comum em nosso país, causam impactos ambientais graves, tanto pelos resíduos quanto pela sua construção em si.

Então, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável, os impactos ambientais da energia solar são bem positivos.

Vale a pena investir em energia solar fotovoltaica?

O sistema fotovoltaico converte a radiação solar de forma direta em energia elétrica. É bem comum o uso de placas e acessórios específicos para que ele funcione corretamente.

Embora não seja um sistema barato, ele é necessário. Depender das oscilações de chuva para saber qual a “bandeira” sua conta de energia entrará, é muito ruim. A energia vinda das redes elétricas não é tão estável quando o assunto é preço.

Além disso, existem inúmeras possibilidades dentro do sistema fotovoltaico, como, por exemplo, o sistema off grid e on grid, onde a energia pode ficar armazenada em baterias.

Não é incomum, fora do país, em lugares mais remotos, a utilização da energia solar fotovoltaica off grid, para que haja armazenamento de energia para temporadas de chuva.

A questão aqui é: se a energia solar já faz parte do presente, por que não aderir?

A tendência é que esses sistemas se tornem cada vez mais populares e necessários. Nós, da Suno Solar, estamos à disposição para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Buscamos sempre trazer um conteúdo responsável sobre energia solar, para te informar e abrir sua mente para novas possibilidades.

Entre em contato conosco que explicaremos como funciona o sistema fotovoltaico e qual é a melhor opção para sua residência ou prédio comercial. Estamos te esperando.

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma