Para que a instalação do seu sistema fotovoltáico seja considerada legal e segura, você precisa cumprir alguns requisitos e é sobre eles que vamos falar no artigo de hoje.
Homologação da energia solar
Ao acionar uma empresa de energia solar como a Suno Solar, você deve entender que ficará livre de ter que tratar de procedimentos mais burocráticos para a homologação do seu projeto de energia solar, mas é interessante que você saiba quais são os passos e os procedimentos para que a sua casa tenha energia sustentável e limpa.
A primeira etapa para homologação do projeto de instalação de energia solar é a solicitação de conexão junto à concessionária de energia.
Aqui no Tocantins e região, temos a Energisa, e nesse caso o proprietárioprecisa enviar uma solicitação, acompanhada de documentos como:
- Certificado de conformidade dos inversores.
- Lista de consumidores no sistema de compensação.
E a anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do técnico responsável pela instalação do sistema, bem como também formulários específicos de acordo com a potência do sistema.
Depois disso, a concessionária tem até 15 dias para autorizar o andamento do projeto.
A terceira etapa se dá com a instalação pela empresa de energia solar e vistoria do equipamento pela concessionária.
Se tudo estiver certo, será feito o pagamento de débitos pendentes da fatura de energia e depois, em até 30 dias, o seu sistema já estará homologado e gerando energia solar para você.
Precisa de autorização para instalar energia solar?
Sim. A sua.
Você decide se quer instalar energia solar na sua residência. As únicas exigências e documentos que você tem que preencher e entregar dizem respeito à segurança e regularidade da instalação.
Mas ninguém pode te impedir de ter energia solar na sua casa.
A Suno Solar trabalha há 5 anos com energia solar e oferece todo o suporte para a instalação e homologação dos seus painéis solares.
Entre em contato e faça já seu orçamento.