Se você, assim como a maioria das pessoas, não está muito feliz com a notícia de que o valor da conta de energia vai aumentar, com certeza deve estar buscando formas de economizar e entender o que está acontecendo com o seu talão todo início de mês.
Neste artigo, nós vamos explicar porque sua conta de energia está aumentando e o que você pode fazer para diminuir esse custo.
O valor da energia está aumentando
O valor da sua conta de energia depende de muitos fatores além do controle de sua concessionária local, por exemplo: a capacidade hídrica nacional e o uso de outras fontes de energia (renováveis e não renováveis).
Com a falta de água nos reservatórios, o custo do gás natural aumentou. Isso impacta o preço da eletricidade gerada a partir dessa fonte.
Se liga: sua conta de energia vai aumentar
A conta de energia vai aumentar por vários motivos. O principal motivo é a crise hídrica, que levou a um aumento no preço do gás natural.
Até março de 2022, uma taxa extra estava sendo cobrada – a bandeira de escassez hídrica – , mas o presidente Jair Bolsonaro assinou o fim dessa cobrança, o que promete redução de 20% no valor final cobrado.
Mas, em estados como o Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte, a ANEEL precisou aumentar em 24,85% o valor da conta.
Tudo isso para compensar descontos realizados e regularizar tarifas pendentes, resultado de uma das piores crises hídricas que enfrentamos ano passado.
Essa situação está tão delicada que senadores e deputados estão pedindo justificativas para a ANEEL em vista desse aumento.
Não somente no nordeste, várias concessionárias pelo país pretendem realizar reajustes na casa dos dois dígitos na conta de energia pelos próximos meses.
Como isso afetará as famílias e pequenas empresas
Dada a situação econômica atual, quem mais vai sofrer com esses reajustes é o pequeno e médio empresário.
Que, cativo de sua concessionária, não usufrui dos descontos que famílias de baixa renda podem vir a receber na conta de energia.
Estima-se que os gastos ultrapassem os R$ 500 para pequenas e médias empresas pelos próximos meses e quem sabe, anos.
O que você pode fazer para reduzir seu consumo de energia
Mudanças simples podem ajudá-lo a economizar dinheiro na conta de energia.
- O uso de lâmpadas LED;
- Tomar banhos mais curtos;
- Descongelar a geladeira somente quando necessário;
- Desligar a TV e outros eletrônicos quando não estiverem sendo usados;
- Usar filtro de linha para cortar a energia de dispositivos que não estão em uso;
- Substitua aparelhos mais antigos por modelos certificados pela etiqueta nacional de conservação de energia do INMETRO;
- Substitua aparelhos antigos e ineficientes por modelos mais novos pode ajudar você a economizar dinheiro em sua conta de energia.
Energia solar é a solução para a crise de energia no país?
O governo brasileiro está investindo na transição da matriz energética, com foco na energia solar.
Essa energia vem de uma fonte de renovável e limpa que pode ajudar a reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis e hidrelétricas.
Com incentivos federais e estaduais disponíveis, os sistemas de painéis solares nunca foram tão acessíveis.
Os painéis solares podem ajudar a compensar o uso de energia e economizar dinheiro na conta de energia, ainda mais com novos investimentos que terão um grande impacto no aumento das tarifas de energia, uma vez que se vê necessária a mudança do mix energético nacional.
À medida que nos tornamos mais conscientes do impacto que nosso uso de energia têm no meio ambiente, nós precisamos estar fazendo a transição para formas de geração de energia mais limpas.
Então, é seguro sim afirmar que a energia solar é a solução para a crise de energia no país, pois estima-se que a matriz energética do país mude até 2029, reduzindo a geração hidráulica e aumentando outras formas de energia.
Como investir em energia solar com a Suno Solar
Uma vez estando ciente de que a conta de energia vai aumentar, é preciso pesquisar opções para economizar a curto, médio e longo prazo.
Os motivos por trás dos aumentos vão muito além dos hábitos dos brasileiros, é consequência da falta de chuvas e da clara mudança do mix energético atual.
Por isso, para aproveitar os descontos de impostos ainda existentes na instalação de painéis solares, você pode entrar em contato com a Suno Solar para realizar um orçamento.
Através dos estudos de seus gastos e da sua necessidade, montamos o plano ideal para você e sua família.