Se liga: sua conta de energia vai aumentar

Se você, assim como a maioria das pessoas, não está muito feliz com a notícia de que o valor da conta de energia vai aumentar, com certeza deve estar buscando formas de economizar e entender o que está acontecendo com o seu talão todo início de mês.

Neste artigo, nós vamos explicar porque sua conta de energia está aumentando e o que você pode fazer para diminuir esse custo.

O valor da energia está aumentando

O valor da sua conta de energia depende de muitos fatores além do controle de sua concessionária local, por exemplo: a capacidade hídrica nacional e o uso de outras fontes de energia (renováveis e não renováveis).

Com a falta de água nos reservatórios, o custo do gás natural aumentou. Isso impacta o preço da eletricidade gerada a partir dessa fonte. 

Se liga: sua conta de energia vai aumentar

A conta de energia vai aumentar por vários motivos. O principal motivo é a crise hídrica, que levou a um aumento no preço do gás natural. 

Até março de 2022, uma taxa extra estava sendo cobrada – a bandeira de escassez hídrica – , mas o presidente Jair Bolsonaro assinou o fim dessa cobrança, o que promete redução de 20% no valor final cobrado.

Mas, em estados como o Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte, a ANEEL precisou aumentar em 24,85% o valor da conta. 

Tudo isso para compensar descontos realizados e regularizar tarifas pendentes, resultado de uma das piores crises hídricas que enfrentamos ano passado. 

Essa situação está tão delicada que senadores e deputados estão pedindo justificativas para a ANEEL em vista desse aumento. 

Não somente no nordeste, várias concessionárias pelo país pretendem realizar reajustes na casa dos dois dígitos na conta de energia pelos próximos meses.

Se liga: sua conta de energia vai aumentar

Como isso afetará as famílias e pequenas empresas

Dada a situação econômica atual, quem mais vai sofrer com esses reajustes é o pequeno e médio empresário.

Que, cativo de sua concessionária, não usufrui dos descontos que famílias de baixa renda podem vir a receber na conta de energia.

Estima-se que os gastos ultrapassem os R$ 500 para pequenas e médias empresas pelos próximos meses e quem sabe, anos. 

O que você pode fazer para reduzir seu consumo de energia

Mudanças simples podem ajudá-lo a economizar dinheiro na conta de energia.

  • O uso de lâmpadas LED;
  • Tomar banhos mais curtos;
  • Descongelar a geladeira somente quando necessário;
  • Desligar a TV e outros eletrônicos quando não estiverem sendo usados;
  • Usar filtro de linha para cortar a energia de dispositivos que não estão em uso;
  • Substitua aparelhos mais antigos por modelos certificados pela etiqueta nacional de conservação de energia do INMETRO;
  • Substitua aparelhos antigos e ineficientes por modelos mais novos pode ajudar você a economizar dinheiro em sua conta de energia.

Energia solar é a solução para a crise de energia no país?

O governo brasileiro está investindo na transição da matriz energética, com foco na energia solar. 

Essa energia vem de uma fonte de renovável e limpa que pode ajudar a reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis e hidrelétricas.

Com incentivos federais e estaduais disponíveis, os sistemas de painéis solares nunca foram tão acessíveis.

Os painéis solares podem ajudar a compensar o uso de energia e economizar dinheiro na conta de energia, ainda mais com novos investimentos que terão um grande impacto no aumento das tarifas de energia, uma vez que se vê necessária a mudança do mix energético nacional. 

À medida que nos tornamos mais conscientes do impacto que nosso uso de energia têm no meio ambiente, nós precisamos estar fazendo a transição para formas de geração de energia mais limpas.

Então, é seguro sim afirmar que a energia solar é a solução para a crise de energia no país, pois estima-se que a matriz energética do país mude até 2029, reduzindo a geração hidráulica e aumentando outras formas de energia.

Como investir em energia solar com a Suno Solar

Uma vez estando ciente de que a conta de energia vai aumentar, é preciso pesquisar opções para economizar a curto, médio e longo prazo.

Os motivos por trás dos aumentos vão muito além dos hábitos dos brasileiros, é consequência da falta de chuvas e da clara mudança do mix energético atual.

Por isso, para aproveitar os descontos de impostos ainda existentes na instalação de painéis solares, você pode entrar em contato com a Suno Solar para realizar um orçamento.

Através dos estudos de seus gastos e da sua necessidade, montamos o plano ideal para você e sua família.

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma