Você sabe como funciona o armazenamento da energia solar?

Muitos não sabem, mas existe a possibilidade de se armazenar a energia solar. E é um sistema muito simples de ser implantado.

Utilizam-se baterias para que isso aconteça, e embora esse modelo não seja o mais sustentável do ponto de vista do meio ambiente, justamente por causa das baterias, os impactos dele são bem menores em relação aos outros sistemas (como usinas hidrelétricas).

Vamos te explicar tudo sobre o armazenamento da energia solar e se isso é realmente uma boa escolha, fique ligado!

Tem como armazenar energia solar?

A resposta é bem simples: sim. Existe um sistema específico para armazenar energia solar.

Ele é conhecido como sistema solar off grid e integra o sistema fotovoltaico. É um sistema autônomo ou “isolado”, e sua característica fundamental é o seu autossustento.

Esse sistema se chama assim justamente por não precisar se conectar à nenhuma rede elétrica. Ele armazena toda a energia solar que se excede em baterias específicas, para se utilizar quando não há a produção de energia.

Como esse sistema funciona?

Como já mencionado, o sistema de energia solar off grid funciona de forma autônoma, sem necessitar da rede elétrica.

Essa opção é utilizada em cidades menores ou locais remotos, já que é a opção mais simples e econômica, e auxiliar na geração de energia elétrica, devido as dificuldades que determinadas regiões sofrem.

Esse sistema abastece os aparelhos eletrônicos e domésticos que utilizam a energia de forma direta. O seu funcionamento é bem semelhante ao on grid.

Pode ser aproveitado para inúmeras coisas, como iluminação, bombeamento de água, eletrificação de cercas, entre outros.

O legal da energia solar off grid é que a energia solar é armazenada em baterias específicas, então pode ser utilizado em dias nublados, durante a noite e até mesmo em dias com chuva.

Sua operação provém da captação dos raios solares voltados para a conversão em energia elétrica. Para isso utilizam-se painéis solares, controladores de cargas, baterias e inversor solar.

Quer saber se essa opção realmente é boa para você? Leia as vantagens e as desvantagens da energia solar.

Qual o melhor tipo de bateria?

Com maior potência e durabilidade, a bateria de íons de lítio é uma opção viável de como armazenar energia solar. Isso ocorre porque a bateria opera de modo reativo com uma grande quantidade de energia em baterias cada vez mais leves e menores.

Mas, de qualquer forma, a empresa que você contratou para instalar seu sistema solar que indicará qual o melhor tipo de bateria para sua residência ou ponto comercial.

Cada tipo de bateria e modelo possui uma capacidade máxima de energia que pode suportar. E embora seja simples sua instalação, somente profissionais capacitados podem fazer isso.

Não é só ir à loja e comprar a bateria, okay? A coisa é um pouco mais complexa, e toda informação mais detalhada quem fornece é a empresa contratada por você.

Energia solar compensa?

Essa é uma pergunta muito comum. Devido a pouca divulgação da energia solar, muitas pessoas ainda têm medo de instalar o sistema fotovoltaico.

Mas respondendo a essa pergunta, sim, compensa e muito. Tem um dizer de que a energia solar é a energia do “futuro”, mas não concordamos.

A energia solar é a energia do presente. Quem está se atentando ao fato de que os painéis solares são o melhor investimento de longo prazo, já está colhendo os benefícios dessa fonte de energia.

Em um futuro não muito distante, acreditamos que a energia que usa como fonte a luz do sol, se tornará o padrão, não a exceção. E poderá se tornar mais acessível a vários tipos de pessoas.

As baterias e a questão ambiental

Sem sombra de dúvidas o uso de baterias tem o seu impacto ambiental. Toda bateria tem uma vida útil, e ao final, ela deverá ser descartada.

Uma boa forma de amenizar essa situação, é fazer o descarte das baterias nos locais indicados pelo fabricante.

Em países de primeiro mundo, a maior parte do material eletrônico é devolvido para as fábricas de origem, onde eles darão a finalidade correta para cada tipo de objeto.

No Brasil, isso ainda é uma realidade um pouco distante, mas se você se preocupa de verdade com o meio ambiente, vale a pena usar o Google para pesquisar destinações para suas baterias usadas.

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma