Como energia solar é convertida em eletricidade? 

 

Aqui estamos nós com mais um artigo sobre energia solar.

Você já se perguntou como esse tipo de energia é gerada? Obviamente, a fonte é a radiação solar ou, até mesmo, o calor do sol.

Nesse artigo separamos algumas explicações sobre a conversão da energia e se os sistemas solares são realmente seguros e efetivos. Vamos conferir?

Como energia solar é convertida em eletricidade? - SUNO SOLAR

A energia solar é importante?

Primeiro de tudo, é de suma importância que você entenda o valor da energia solar para a vida no planeta.

Sem a luz solar, as plantas não fariam fotossíntese, sem as plantas, não teríamos oxigênio para respirar. Bom, daí fica fácil entender que não existiria vida humana, certo?

Estamos tão acostumados a ver o sol tão grande lá no céu, que mal paramos para refletir no qual importante ele é, principalmente agora, com a popularização dos raios solares como fonte de energia renovável.

Como a energia solar fotovoltaica é gerada?

Para captar a maior quantidade que seja possível da irradiação solar, os painéis fotovoltaicos ficam dispostos sobre as coberturas de casas e prédios, podendo, também, ficar sobre áreas abertas e fixadas ao solo.

O caminho da produção de energia pelo sol é apenas um, mas pode ser realizado com equipamentos diferentes.

A energia solar é convertida em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, que ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que conhecemos como energia solar fotovoltaica.

No caso de sistema conectado à rede elétrica — sistema on grid —, as células da placa fotovoltaica transformam a energia solar em energia elétrica. 

Depois de ser gerada, essa energia passa pelo inversor, que é responsável por proteger a rede e converter a corrente contínua (CC) — fornecida pelos painéis — em corrente alternada (CA) — disponível na rede elétrica convencional (ou seja, em 110 ou 220V) —, é um pouco confuso, mas na prática é bem simples.

A energia convertida pelo inversor é levada à entrada da unidade consumidora, como o estabelecimento comercial ou a residência da pessoa.

Já no sistema off grid, os sistemas fotovoltaicos costumam, também, contar com baterias. Elas servem para armazenar a energia solar fotovoltaica produzida pelas placas solares, para seja utilizada posteriormente. 

Isso pode ser bem comum na zona rural e lugares mais frios, onde a ausência de sol é um pouco mais frequente, vai depender muito do local onde o sistema será instalado.

Entre a bateria e os painéis, ficam os carregadores solares ou controladores de carga, que são utilizados para controlar a tensão de entrada de ambos.

Como funciona a energia solar?

Como a energia solar heliotérmica é gerada?

Existe também a energia solar heliotérmica, que é utilizada apenas em grandes projetos devido a sua maior complexidade.

Aqui, a geração de energia elétrica é indireta, pois o que se aproveita não apenas a energia solar propriamente dita, mas sim o calor do sol.

Os raios solares são captados por meio de espelhos, que concentram calor em um ponto, utilizam-se receptores. Nesse ponto há um fluido térmico que é aquecido e, na sequência, aquece água armazenada que evapora, movimenta turbinas e aciona um gerador para geração de energia elétrica.

Parece complicado, mas é um processo simples de transformação de energia mecânica em energia elétrica, comumente aplicado em usinas termelétricas.

 

Os sistemas solares são seguros?

Sim, eles são. Você só precisa escolher com cuidado a empresa que contratará para realizar a instalação dos seus painéis fotovoltaicos.

O projeto é feito para atender a sua real necessidade, nem indo muito além ou ficando aquém.

Para isso, são necessários profissionais experientes e capacitados, que vão te auxiliar indicando a melhor forma do projeto ser executado.

Mesmo que você queira determinado sistema fotovoltaico, cabe a empresa contratada te instruir no que for mais recomendado para o seu lar e região onde vive.

Energia solar e o futuro

Nós da Suno Solar acreditamos que em breve a energia solar se tornará referência mundial, se tornando cada vez mais acessível aos lares dos brasileiros.

Mas, enquanto isso não acontece, pesquise mais sobre o assunto. Aqui em nosso site temos inúmeros artigos explicando tudo sobre a anergia solar e seus sistemas de energia, que escrevemos para te manter atualizado e informado sobre o assunto.

Outras Publicações