Como limpar painel solar?

Se você quer saber mais sobre a limpeza de painel solar, suas características e metodologias de higienização, veja essa matéria!

Atualmente, é cada vez mais comum que os brasileiros procurem a opção da energia solar para as suas casas. 

Afinal, com o aumento expressivo do fornecimento de energia elétrica pelas companhias nacionais, utilizar alternativas com valor mais acessível e com energia limpa é uma excelente opção.

Afinal, como limpar painel solar?

Antes de mais nada, saiba que a dúvida sobre como limpar painel solar tem resposta relativamente simples.

Nesse sentido, o ideal é que a limpeza desses painéis ocorra apenas com água e sempre com os itens em pé. Dessa forma, a água deve ser jogada de cima para baixo.

No entanto, caso exista algum tipo de sujeira mais forte nos painéis, recomendamos que se utilize uma escova para limpeza de painel solar bastante macia ou até mesmo um pano suave sem costura.

Sob o mesmo ponto de vista, é importante que a limpeza seja feita apenas com água ou com esponjas, escovas e paninhos bastante macios. Bem como, sempre com movimentos suaves e circulares para retirar toda e qualquer sujeira sem correr o risco de danificar o painel.

Desse modo, você não corre o risco de perder ou até mesmo estragar nenhum painel solar que existe na sua residência.

De quanto em quanto tempo devo buscar essa limpeza?

Se você mora em regiões que têm chuva constantemente, como consequência os seus painéis devem ser limpos menos vezes.

Já as pessoas que vivem em locais de maior seca ou com excesso de poeira, devem limpar esses itens sempre.

Logo, indicamos que a limpeza desses painéis ocorra de 2 a 3 vezes por ano. Ademais, tenha consciência de que quanto mais limpos os seus painéis, de forma mais eficaz eles atuam. 

Sugestões para você não errar com essa higienização dos painéis 

  • Recomendamos que a limpeza dos painéis nunca ocorra nos momentos do dia em que há calor intenso. Afinal, eles poderão estar muito quentes e quando entrar em contato com a água fria, isso pode gerar alguma danificação no painel;
  • Sob o mesmo ponto de vista, é imprescindível que antes de realizar qualquer limpeza você leia o manual de instruções de manutenção dos seus painéis. 
  • Bem como, indicamos que jamais você suba no telhado. Assim sendo, sempre opte por retirar os painéis com o auxílio de algum equipamento.

O que não fazer na hora da limpeza dos painéis solares

Jamais utilize produtos abrasivos e nem mesmo esfregue com força os seus painéis. Ademais, tenha muito cuidado na hora de retirá-los e colocá-los novamente no telhado.

Nesse sentido, converse com o seu fornecedor de painéis e se informe se até mesmo não será necessário fazer a limpeza apenas com água e um paninho para evitar possíveis danos ao sistema.

Desvantagens e vantagens da energia solar.

Dúvidas comuns sobre a limpeza de painéis solares

Ao passo que você conhece as principais formas de limpeza de painéis solares, veja abaixo algumas dúvidas comuns sobre o assunto. Acompanhe:

Eu mesmo(a) posso fazer essa limpeza?

Em muitos casos, sim. Principalmente se os seus painéis não estiverem muito sujos. No entanto, indicamos que você converse com a empresa que instalou os painéis para você sobre a possibilidade dessa limpeza. 

Afinal, muitas companhias oferecem esse tipo de serviço a um preço super acessível, o que garante mais segurança e também agilidade durante esse processo.

É verdade que podemos utilizar máquinas de pressão de água?

Várias empresas fornecedoras de painéis solares afirmam, em seus manuais de instrução, que é possível usar a máquina de pressão de água para essa higienização.

Contudo, conforme comentamos anteriormente, é importante que você leia o manual e esteja ciente de todas as recomendações do fabricante ou do instalador desses itens.

Na matéria de hoje você conheceu tudo sobre a limpeza de painel solar, como ela deve ser feita e a metodologia para esse tipo de higienização. 

Leia em nosso portal outras matérias interessantes que podem te ajudar na limpeza e instalação de seus painéis solares.

Energia solar é renovável ou não renovável.

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma