Diferenças entre energia geotérmica e energia solar

A energia geotérmica é produzida pelo calor que sai do centro da terra.

A palavra geotérmica vem do grego onde geo significa terra e therme significa temperatura.

As altas temperaturas do centro da terra se dão pelo magma que movimenta as placas tectônicas e desse movimento nascem nascentes de água quente e gases.

As águas que nascem dessas fontes termais possuem grandes concentrações de minerais, como o zinco, manganês e ferro.

Sua energia pode ser utilizada para aquecer água em áreas residenciais ou produzir energia de forma indireta através de usinas elétricas.

Essas usinas elétricas funcionam com o calor produzido pelas águas e gases aquecidos que movem os geradores de suas turbinas. 

As usinas que produzem energia geotermias são chamadas de usinas geotérmicas.

Como funciona a produção da energia geotérmica?

A produção da energia geotérmica funciona com a perfuração do solo em regiões com um alto volume de água altamente aquecida e gases que são expelidos para fora da superfície. O solo é perfurado e aquela pressão gerada é direcionada às usinas que a transformam em energia.  

Esse sistema de produção de energia pode ser feito de duas formas predominantes. Uma é com o calor direto e captado pelos tubos inseridos e outro é com a “injeção” de água para que depois de seu aquecimento em altas temperaturas no interior da terra, seu vapor seja devolvido à usina e transformado em energia. 

 Diferença da energia geotérmica para a energia solar

A maior diferença da energia geotérmica para a solar é a sua fonte, já que ambas são obtidas de fontes naturais diferentes. Uma vinda do centro da terra e outra do sol.

Uma das diferenças também que as separam é a forma como elas são convertidas em energia. 

Ao passo que a energia solar é transformada em energia através de painéis, a energia geotérmica necessita de perfuração em lugares específicos. 

A energia geotérmica também não sofre influência do clima, por exemplo, como a luz solar que necessita da recepção da luz solar em seus painéis. 

Aqui no Brasil, até o momento, a energia geotérmica é utilizada apenas para lazer e turismo em lugares como Poços de Caldas (MG) e Caldas Novas (GO). 

Porém, há um projeto em São Paulo para testar a energia geotérmica no Brasil como fonte de energia para climatização de ambientes pela primeira vez. Essa iniciativa está ocorrendo através da inciativa do Centro de Inovação em Construção Sustentável (Cics) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

A energia que eles utilizarão se chama de energia geotérmica superficial, onde os dutos passam por debaixo do solo em que a temperatura alta é constante por todo o ano, com leves variações.

 Vantagens da energia solar.

Visualizando as diferenças da energia solar para a geotérmica, é visível que no Brasil ainda há poucos estudos de casos. 

Para o consumidor comum ou até mesmo empresários, a maior vantagem ainda está na energia solar e os motivos são estes:

  1.  A energia solar é um tipo de energia sustentável: Como a energia solar utiliza a radiação solar como fonte é uma energia seguramente sustentável.
  2. A energia solar é uma energia limpa: A energia solar, de forma geral, não acumula resíduos, logo, não polui o meio ambiente.
  3. A energia solar é renovável: Toda fonte de energia renovável é um recurso natural que é considerado inesgotável e é utilizado para a geração de energia.

E se você ainda quiser aproveitar os benefícios de alguns descontos nos impostos para energia solar, deve instalá-la até o final de 2023.

 

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma