Energia solar no Brasil vale a pena? 

Somos suspeitos para falar sobre isso, não é mesmo? Mas aqui tentamos tratar dos tópicos mais comuns que trazem dúvidas aos nossos clientes.

Em tudo há um lado positivo e negativo, e não vamos esconder os contras da energia solar no Brasil, tudo bem? Vamos falar tudo!

O Brasil e a questão da energia

O Brasil, sem sombra de dúvidas, é um dos países que mais possui hidrelétrica no mundo. E mesmo tendo água em abundância, não é incomum vermos nos noticiários os relatos da falta de energia devido ao nível baixo de água nas usinas.

Por que isso ocorre? Mudanças climáticas desfavoráveis. O ser humano usou tanto os recursos naturais de forma irresponsável, que agora o racionamento se faz necessário.

E não é apenas sobre utilizar, a questão da emissão dos gases poluentes também é um problema sério no mundo todo, e isso afeta diretamente as chuvas, aumentando o período de seca.

Se a energia que usa a força da água como ocorre nas usinas, é realmente a melhor fonte de energia elétrica, por que os ambientalistas desaprovam tanto?

A criação da energia elétrica vinda das usinas gera inúmeros dejetos poluentes. É difícil arranjar um local apropriado para o descarte, o que acaba gerando os desabamentos e quebras das comportas.

O triste incidente de Brumadinho/MG mostra o quão frágeis essas usinas são. Já passou do tempo de o governo ver novas fontes renováveis de energia em nosso país.

Energia solar no Brasil

Embora a energia solar no Brasil tenha se popularizado há poucos anos, ela existe faz muito tempo.

Os painéis solares chegaram de forma tímida em solo brasileiro, atendendo um público bem específico de alto poder aquisitivo.

Isso tem mudado muito nos últimos tempos, pois é cada vez mais comum pessoas buscarem a instalação do sistema fotovoltaico em seus lares.

Podendo ser financiada em muitos bancos, a energia solar no Brasil tem, aos poucos, se tornado a realidade de muitos cidadãos.

Já existem prédios que, desde o projeto, contam com o auxílio dos painéis fotovoltaicos. Além dos estabelecimentos comerciais estarem aderindo à energia solar, os produtores rurais também estão começando abrir os olhos para essa fonte de energia.

Vantagens e desvantagens da energia solar.

Economia e sustentabilidade

Tanto imóvel residencial quanto estabelecimento comercial que possuem sistema fotovoltaico, aumentam seu valor de venda consideravelmente.

Hoje, vender um imóvel que possua um sistema fotovoltaico instalado o valoriza muito além do valor comum do mercado, e quem já se atentou a isso, está lucrando.

Imagine ter no seu galpão um sistema de geração de energia solar? Isso valorizaria ainda mais o local, podendo deixar o valor do aluguel ainda mais interessante. Nós duvidamos que você tenha pensado nessa possibilidade antes.

A energia solar, de forma geral, não acumula resíduos, logo, não polui o meio ambiente.

Os problemas com resíduos e lixo humano tem se tornando cada vez mais frequentes e preocupantes, então utilizar uma energia limpa é essencial para o futuro da nossa geração.

Já explicamos inúmeras vezes o que é o desenvolvimento sustentável, mas é sempre bom revisar.

O desenvolvimento sustentável é a capacidade do desenvolvimento (social, econômico, tecnológico…) suprir as necessidades da geração atual, sem intervir nas necessidades das gerações futuras.

Ou seja, é o meio de desenvolvimento que busca atender as nossas demandas e necessidades sem que se esgote os recursos naturais, como a água, ar limpo, solo sem contaminações, e por aí vai.

Como a energia solar utiliza a radiação solar como fonte é uma energia seguramente sustentável.

Os desafios da energia solar no Brasil

Como nem tudo são flores, há alguns pontos que são um verdadeiro desafio da energia solar no Brasil.

Um deles é, sem sombra de dúvidas, a falta de divulgação nas grandes mídias. Quase não há matérias sobre o assunto no horário nobre, o que gera dúvidas e incertezas sobre a energia solar, como se fosse algo distante da realidade.

Outro ponto é o preço elevado. Sabemos que a economia ao aderir a energia solar vem com o passar dos anos, não quando o contrato é assinado. 

E, infelizmente, nem todos podem pagar um sistema fotovoltaico. 

A necessidade do uso de baterias a depender do local e região em que os painéis são instalados, pode se tonar um empecilho. Muito embora seja algo fácil de remediar, muitas pessoas não gostam da ideia.

Os impactos ambientais da energia solar no Brasil.

Mas, em nosso ponto de vista, há muitos mais benefícios do que desvantagens.

Quer fazer um orçamento? Entre em contato conosco agora mesmo, será um prazer lhe atender!

 

Outras Publicações

×