Você sabia que é possível ter energia solar para apartamento de forma individual? Pois é, e nós vamos explicar como.
Muitas pessoas estão abrindo os olhos para a energia solar como opção de energia sustentável, limpa e econômica.
Mas quem tem apartamento nem sempre considera essa solução por achar que os painéis já deveriam estar no projeto de construção do próprio edifício.
Vamos mostrar que é possível ter um projeto de energia solar tanto para o seu próprio apartamento como para todo o condomínio.
Energia solar para apartamento individual
De forma individual, podemos ressaltar que energia solar para apartamento pode acontecer de duas formas: na varanda ou por autoconsumo remoto.
Na varanda
Se em seu apartamento houver espaço o suficiente, é possível instalar painéis de energia solar na varanda.
Esta instalação segue diretrizes específicas e seu funcionamento está sujeito ao nível de sombreamento do lugar.
Claro que, com qualquer exposição ao sol, a placa é capaz de gerar energia, mas para suprir suas necessidades é preciso que o sol atinja as placas de forma direta pelo menos das 9h às 15h.
Autoconsumo remoto
O autoconsumo remoto é uma possibilidade para quem possui imóvel em outro lugar dentro da rede da mesma concessionária de energia que o apartamento.
Sendo instalado no telhado de uma casa ou em um terreno no mesmo CPF do consumidor que está no apartamento, é possível direcionar os créditos de energia para aquele lugar.
A vantagem é que as duas residências podem usufruir da energia.
Outra alternativa também é que alguns condomínios possuem quintais individuais para seus moradores. Ali, se este for seu caso, você também pode instalar sua placa fotovoltaica.
Placa solar na cobertura do prédio
A placa solar na cobertura do prédio é uma opção tanto individual quanto coletiva e vamos explicar o porquê.
Se você morar na cobertura, pode instalar o seu sistema de energia solar.
A região da cobertura de um prédio é perfeita para a incidência de raios solares, tornando propícia a sua geração de energia individual ou para todas as pessoas do prédio.
Visto que é uma opção mais econômica e que valoriza todos os apartamentos, a instalação de energia solar pode ser decidida em assembleia por todos os moradores e usada para pagar os gastos das áreas comuns do prédio ou para distribuição a todas as unidades consumidoras.
Nestes casos é importante o cálculo médio de energia gasta por todos os moradores.
Há oportunidades de financiamento nos bancos para condomínios e estes financiamentos possuem condições especiais, como prazos de amortização mais longos.
Energia solar para apartamento de forma coletiva
Se todos (ou mais de 80%) os moradores do prédio concordarem com a instalação de painéis fotovoltaicos, a geração de energia solar pode os suprir de duas formas principais:
- para as áreas comuns do prédio;
- para cada unidade consumidora.
Quando a energia é voltada para as áreas de uso comum, a energia dos postes, da portaria, piscina, etc. é dividida entre os moradores.
Agora, se é para cada unidade consumidora pode ainda ter duas variações distintas, como a distribuição por forma igual ou de acordo com o consumo médio.
Ainda falando de energia solar para apartamento envolvendo todos os moradores, o financiamento é autorizado conforme a renda mensal de cada morador, logo, é possível que todos se envolvam no projeto.
Chegou a hora de instalar e agora?
Levando em consideração que estes projetos necessitam de mais painéis e um inversor de frequência para direcionar a energia para cada apartamento de forma equilibrada, é preciso contratar uma empresa especializada no ramo.
Pois, é ela quem vai atrás das licenças necessárias, além de saber exatamente quais os corretos posicionamentos das placas e todo o sistema.
Energia solar é mais barata do que você pensa.
Faça um orçamento gratuito para o seu projeto
Individual ou coletivo, é importante fazer um orçamento para saber em detalhes se o projeto é para você, certo?
Com a Suno Solar é assim, analisamos cada projeto com carinho e profissionalismo.
Solicite seu orçamento e analise as possibilidades para o seu apartamento ou condomínio.
Entre na onda da energia solar!