Qual a importância da energia solar para as plantas?

Você sabe qual a importância da energia solar para as plantas? Sem o sol, assim como a água, não existiria vida no planeta Terra.

A radiação solar e o ciclo lunar são de suma importância para que as plantas realizem a fotossíntese. Sem a fotossíntese, as plantas não produzem oxigênio.

E como viveríamos sem o oxigênio para respirar? Seria impossível. 

Separamos aqui algumas explicações sobre a relação da energia solar e as plantas. Leia até o final para entender.

O que é a energia solar?

Antes de explicarmos qual a importância da energia solar para as plantas, é importante que você aprenda o conceito de energia solar.

Ela é uma energia eletromagnética que utiliza o sol como fonte. Pode ser convertida em energia térmica ou elétrica, utilizada para diversas finalidades.

A energia solar pode ser utilizada para gerar energia elétrica sustentável ou para o aquecimento solar de sistema de água.

Em resumo, podemos dizer que a energia solar uma energia provinda da radiação do sol e que é convertida em energia elétrica através de sistemas solares, sendo um deles o fotovoltaico.

Entenda mais: O que é energia solar 

 

 

Energia solar e o planeta

Agora que você entendeu sobre o que é a energia solar, vamos explicar a relação dela com o nosso planeta

Como já mencionamos, sem ela, não existiria vida na Terra. A luz do sol faz parte de um todo que favorece a vida orgânica como conhecemos, e inimaginável pensar na Terra sem a sua grande estrela guia.

A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, e gira em torno do sol, isso se denomina o movimento de translação. Esse movimento dura 365 dias, ou seja, um ano do nosso calendário.

Ela também gira em torno do próprio eixo, conhecido como movimento de rotação, gerando, assim, o dia e a noite.

Ou seja, sem o sol, não teríamos uma estrela guia e muito menos dia ou noite, pois até mesmo a lua reflete a luz solar. Interessante, não é?

Energia solar e as plantas

Seguindo essa linha de raciocínio, é fácil entender qual a importância da energia solar para as plantas.

Como já explicado, as plantas realizam fotossíntese.

A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas, onde a energia solar é usada para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.

Ou seja, sem a energia solar, é impossível que seres vivos clorofilados sobrevivam.

Você deve estar se perguntando se esse processo não pode ser realizado com luz artificial, certo? O certo é que, poder, até pode. Mas isso se tornaria inviável em uma plantação de soja, por exemplo.

E como ficaria a floresta amazônica? É uma questão complexa. Só que, para nossa sorte, o sol é uma estrela que ainda tem bilhões e bilhões de anos de vida pela frente.

Logo, é perceptível que a importância da energia solar para as plantas está diretamente ligada à sua sobrevivência no ecossistema.

A energia solar e a vida humana

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, dá para compreender que, sem o sol, os humanos não existiriam.

Geralmente, quando se fala em vida orgânico em um planeta, sempre lembram da água. E está correto, existem outros planetas no sistema solar que recebem a radiação do sol, e não têm vida.

Mas do que adiantaria a água sem a energia solar? Seria o mesmo problema da ausência de água.

Logo, percebe-se que o sol é fundamental não apenas para as plantas, mas como, também, todas as espécies vivas do nosso planeta.

O que a energia solar pode fazer por nós: Impactos ambientais da energia solar

Popularidade da energia solar

Além de ver qual a importância da energia solar para as plantas, é bom percebermos que essa fonte de energia tem se tornado muito popular.

O que tornou a energia solar um tópico muito discutido na última década é o fato de ser uma energia sustentável. Ou seja, ela não prejudica o ambiente, pois não acumula resíduos.

Em contrapartida, a energia solar utiliza apenas o sol como fonte, e seus sistemas são simples (porém seguros) e quase não causam impacto ambiental. 

Com tantos ambientalistas alertando sobre o aquecimento global e escassez futura de recursos naturais, não é difícil perceber o quanto a energia solar se tornou popular.

Em uma era onde os recursos ambientais são tópicos cada vez mais assíduos em debates, é bom se manter informado sobre para não ser enganado por artigos sensacionalistas. 

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma