Já podemos dizer que a energia solar chegou para ficar.
2022 foi o melhor ano da energia solar já registrado na última década no Brasil.
Estima-se que os investimentos brasileiros nessa área ultrapassaram os 75 bilhões, com um aumento estimado de 80%.
Somos o 4º país que mais investiu em energia solar no mundo.
Com investimentos dessa magnitude, não é de se estranhar que grandes novidades surjam no segmento.
E uma das novidades da tecnologia solar são as telhas fotovoltaicas.
Sim, elas existem!
Criadas para serem uma opção aos painéis fotovoltaicos, foram lançadas em 2019, e são destinadas principalmente para imóveis residenciais.
Fonte imagem: eternit.com.br/
Telha solar fotovoltaica: o que é e como funciona?
A telha solar fotovoltaica funciona a partir de um sistema de painel fotovoltaico inserido na própria telha, ao ser colocada, basta que o sol “apareça” para que ela produza energia com total eficiência.
Podemos dizer então, que a telha solar tem duas funções: Fazer parte da cobertura do imóvel e gerar energia elétrica.
A telha fotovoltaica é mais resistente e mais leve.
Apesar de ser comparada com as placas solares, elas são ainda mais potentes que a oferta original, sua potência é de 9,16 Wp por telha ou 69 Wp/m².
Energia solar para apartamento
Principais benefícios da telha solar
A telha com energia solar tem vários benefícios, começando por seu formato que pode ser igual as telhas de cerâmica, mas com outros materiais, se integrando harmoniosamente ao telhado e produzindo resultados mais bonitos e eficientes.
Mas, as vantagens vão além da estética. Segue alguns dos diferenciais mais relevantes:
Tecnologia de ponta – A telha solar é produzida visando o maior benefício possível de seu usuário, sua média de potência gira em torno de 9,16 Wp por telha ou 69 Wp/m², o que significa dizer que em uma residência que tem o consumo em torno de 240 kwh/mês de energia elétrica, seriam necessárias apenas 144 telhas solares, já numa residência com consumo de 480kwh/mês, bastariam 320 peças.
Fácil instalação – Sua instalação é simples e prática, não precisando de suporte extra para a colocação das telhas, a mesma estrutura que seria feita para um telhado tradicional é suficiente para a telha solar.
Maior flexibilidade – As telhas solares funcionam com todos os tipos de conversores presentes no mercado, dando a possibilidade de o consumidor escolher a peça que melhor resolve sua necessidade.
Mais economia – Naturalmente ao optar pela energia solar seus gastos com energia elétrica serão reduzidos, mas, ao escolher usar a telha com energia solar seu projeto fica ainda mais econômico. A telha solar fotovoltaica é maior do que as telhas convencionais, assim, a quantidade necessária para cobrir sua casa será bem menor.
Estima-se que além da economia no valor de aquisição e instalação, sua capacidade produtiva proporcione um retorno sobre o investimento que pode ocorrer de 3 a 5 anos, dependendo do sistema e da média mensal de consumo elétrico.
Resistência – As telhas solares são construídas a partir de materiais bastante resistentes, elas não quebram com facilidade, sendo inclusive a prova de granizo, além disso, seu encaixe é perfeito, não deixando aberturas para vazamentos.
Energia solar para apartamento
Vantagem ou desvantagem?
Apesar de termos demonstrado grandes vantagens a respeito da telha solar fotovoltaica, vale lembrar que ao decidir substituir o telhado de sua residência você deve fazer uma consideração importante: o telhado possui a inclinação e o ângulo ideal para a captação da luz solar?
Nas placas fotovoltaicas essas questões podem ser solucionadas com facilidade, pois em todos os casos é necessário o uso de suportes para as placas, nesse sentido, a colocação de placas é mais flexível.
Mas, depois de conferidos a inclinação e angulação do telhado, basta fazer a instalação e usufruir de todas as vantagens destacadas.
Agora que você descobriu como funciona a telha solar, entre em contato com a Suno Solar para saber da disponibilidade delas por aqui. ?