Muito tem se falado sobre energia solar atualmente, e o que nos vem primeiro à cabeça quando ouvimos “energia solar” é que os raios solares são transformados em energia elétrica. E isso é verdade, mas não é toda ela.
Energia solar é um termo que se refere a energia originária da luz e do calor do sol, ela é uma energia limpa e renovável que pode ser utilizada de três formas diferentes: energia elétrica, energia térmica e energia heliotérmica.
A energia heliotérmica não pode ser usada em residências pois seu sistema de captação é mais complexo, ela é usada exclusivamente por indústrias, então, vamos concentrar nossa atenção na produção de energia elétrica e térmica que está sendo amplamente usada no Brasil.
Energia solar e Aquecedor solar
A energia solar e o aquecedor solar são dois sistemas de captação e conversão de energia diferenciados, como o próprio nome já sugere, a energia solar é o sistema que utiliza a energia captada pelos painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica, enquanto o aquecimento solar se utiliza da energia fornecida pelo sol para esquentar a água que será usada na casa ou comércio.
Qual a diferença entre energia solar e aquecimento solar?
A principal diferença entre energia solar e aquecimento solar, segundo a Absolar (Associação Brasileira de energia solar fotovoltaica) é a forma como ocorre a captação.
No caso do aquecimento solar a captação é feita por coletores térmicos, chamados Boilers, geralmente feitos em cobre ou bronze e pintados de preto para a maior absorção de luz e calor.
O calor é transferido para a água através do metal, e a água permanece aquecida até o momento de sua utilização graças ao isolamento térmico do boiler.
O tamanho do reservatório pode variar de acordo com a quantidade de água quente necessária na residência.
Já a energia solar é a conversão da luz solar em energia elétrica através das placas fotovoltaicas. Sua conversão ocorre por meio das células fotovoltaicas, assim, quanto maior o número de células em uma placa, maior a sua potência.
Cada placa produz uma quantidade específica de energia (que varia de acordo com a potência de cada uma), para atingir a quantidade necessária para suprir um imóvel, é necessário conectá-las até atingir a quantidade desejada. Por isso, quanto mais energia você quiser produzir, mais placas solares vai precisar expor ao sol.
Diferenças entre energia solar e energia geotérmica
Como aquecer a piscina com energia solar?
Falamos acima sobre os sistemas de boilers, que aquecem a água para o consumo normal do dia a dia de uma residência, mas e para aquecer a água de uma piscina?
Neste caso, o ideal é a aplicação de painéis solares com o sistema off-grid – que funcionam da mesma forma que os painéis fotovoltaicos captando a luz do sol e transformando em energia.
Estes painéis normalmente são fabricados em cores escuras, que aumentam a absorção dos raios solares.
Diferentemente dos painéis de energia fotovoltaica, as placas coletoras têm o objetivo de gerar energia térmica e são fabricadas em cobre ou alumínio, o que facilita a condução da corrente.
Para o aquecimento da água em si, ela precisa ser bombeada até os painéis, onde é aquecida e levada até a piscina. Esse processo se repete até que a água atinja a temperatura escolhida no quadro controlador.
O sistema off-grid, também chamado de sistema autônomo, tem atraído a atenção do mercado por funcionar sem conexão às redes elétricas e vem tomando espaço, sendo uma opção, principalmente em regiões sem acesso à rede elétrica.
Leia mais: Energia solar no Brasil vale a pena?