Quando realizar a manutenção de painel solar?

Hoje em dia ter painéis solares em casa é garantia de economia e também de praticidade. E é primordial que se mantenha uma manutenção de painel solar para preservar a vida útil desse produto.

Desse modo, se você também sonha em economizar, mas tem dúvida sobre a manutenção e limpeza de painéis solares, acompanhe o artigo completo sobre o tema agora e tenha uma excelente leitura!

Relevância da manutenção de painel solar

Primeiramente, saiba que é essencial que você invista na constante manutenção, inspeção e limpeza dos painéis solares da sua residência. 

Afinal, painéis solares muito sujos podem atrapalhar a criação de energia na sua casa. Para se ter uma ideia, dependendo da sujeira dos painéis essa perda energética pode ultrapassar a casa dos 20%.

Como a energia solar é convertida em eletricidade.

Prazos ideais para que você solicite a manutenção 

Ao passo que você sabe a real importância da manutenção de painel solar, entenda que o ideal é que haja essa inspeção e limpeza, no mínimo, 2 vezes ao ano.

Em locais que há bastante acúmulo de poeira e poluição, como por exemplo em grandes avenidas ou em áreas agrícolas, o interessante é que a limpeza ocorra 3 vezes ao ano.

Eu mesmo(a) posso realizar essa inspeção e limpeza dos painéis?

Sim em partes, você pode realizar a limpeza de seus painéis solares. No entanto, vale a pena ressaltar que essa limpeza deve ser feita com alguns cuidados, tais como:

  • É aconselhável que você não suba no seu telhado para realizar essa manutenção. Assim, você evita o risco de acidentes;
  • Você pode utilizar uma mangueira com baixíssima pressão de água para garantir que o jato limpe os painéis sem danificá-los;
  • Bem como, você também pode utilizar uma escova de limpeza de painel solar ou um rodo com pano bem macio, apenas para tirar a poeira superficial dos painéis;
  • Sob o mesmo ponto de vista, boa parte das empresas que realizam a instalação, também trabalham com a manutenção de painéis. Logo, indicamos que você contacte a empresa que prestou esse serviço para você para conversar sobre isso. Em muitos casos, o valor da limpeza é super acessível e garante praticidade e segurança para você e o seu sistema de energia solar.

Afinal, por que há tanto acúmulo de sujeira nesses itens?

Conforme falamos anteriormente, existe acúmulo de sujeira nos painéis solares uma vez que eles ficam totalmente expostos ao ambiente.

Nesse sentido, principalmente painéis que ficam em locais que há bastante pássaros, pode-se ter muita sujeira nesses itens.

Assim sendo, o ideal é que você sempre fique de olho neles e que, pelo menos a cada 2 ou 3 meses, dê uma olhada para ver o quão sujos eles estão.

Mitos e verdades sobre a manutenção de painéis solares

Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre a manutenção e limpeza dos painéis solares e aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais.

Assim, seus amigos e familiares também poderão ficar cientes de tudo sobre o tema. Continue a leitura!

É verdade que em locais onde chove muito não preciso limpá-los?

Verdade. Em locais que há bastante chuvas constantes não precisa ser feita a limpeza dos painéis. Afinal uma boa chuva basta para limpá-los e deixá-los tinindo.

Devo limpar os painéis apenas à noite, sem nenhuma luz solar?

Mito. Na verdade, o que recomendamos é que você nunca lave os painéis no horário de sol mais quente.

No entanto, não precisa fazer a limpeza à noite. Afinal, isso dificulta bastante a visualização da sujeira.

Logo, o importante é que você siga o procedimento indicado pela empresa instaladora dos painéis; desligue-os e faça a limpeza em um momento sem sol.

Indicamos, principalmente, o período matutino, antes das 6 horas da manhã para isso. Assim, você consegue garantir uma limpeza bastante eficaz e não corre o risco de ficar no escuro com os seus painéis.

Nunca posso limpar os painéis. Apenas a empresa que os inseriu na casa pode fazer este trabalho

Mito. Conforme citamos anteriormente você mesmo pode fazer a limpeza. Contudo, é super importante seguir as dicas que demos neste artigo e também que siga as orientações da equipe que colocou os seus painéis. 

Nesta matéria você conheceu detalhes sobre a manutenção de painel solar. Se você quer saber mais sobre o assunto, navegue pelo nosso portal e veja mais informações sobre o tema aqui!

Financiamento para energia solar.

Outras Publicações

Energia solar para empresas - SUNO SOLAR

Energia solar para empresas

A escolha por energia solar para empresas está aumentando cada vez mais. Energia solar é um recurso renovável que pode ser usado para manter uma