Como fica a taxação para energia solar a partir de 2023?

Como já explicamos aqui anteriormente, o imposto da energia solar funciona com a isenção do ICMS e IPI sobre a compra dos equipamentos.

Como funciona o imposto sobre energia solar?

Além disso, os fios de energia que a residência ainda vai precisar utilizar (no sistema on grid) não são cobrados na nova conta de energia, já que há ali um benefício mútuo entre você e a companhia de energia.

Você envia energia excedente para eles e eles te recompensam com os créditos disso no valor total da fatura.

O que vai mudar na energia solar a partir de 2023?

Entretanto, algumas coisinhas vão mudar na energia solar a partir de 2023 com a nova lei 14.300/22, intitulada de Marco Legal da Micro e Minigeração de Energia Distribuída.

Sancionada pelo presidente da república Jair Messias Bolsonaro em 07 de janeiro de 2022 ela estabelece um aumento progressivo, a partir do um ano da data de assinatura da sanção, das tarifas pelos usos dos fios de energia da concessionária.

Vale lembrar que, em 2012, a ANEEL estabeleceu a isenção desta e outras tarifas para incentivar o crescimento do segmento que ainda era muito tímido.

À época, os painéis eram caros e as pessoas ainda não viam resultados que os estimulassem a investir.

A partir de quando essas mudanças vão começar a acontecer?

As cobranças das tarifas vão começar em 07 de janeiro de 2023 para quem comprar o sistema de energia solar a partir daquela data.

Isso significa que quem já tem o sistema ou que comprar antes do dia 07, ainda vai aproveitar a isenção até 2045.

As tarifas terão que ser pagas todas de uma vez?

Agora, quem comprar depois de 07 de janeiro de 2023, vai começar pagando 15% de taxa pelo uso da estrutura da rede elétrica.

E, até 2028, vai estar pagando 90%.

Hoje, o desconto que obtemos nas tarifas chega a 60%, mas em 2028 o máximo que obteremos é de 30%.

Então, o que eu devo fazer?

Primeiramente, se você deseja valorizar o seu imóvel e obter economia em tarifas, custos com energia, etc. deve adquirir o sistema de energia solar ainda em 2022.

Esse é o momento perfeito do ponto de vista das empresas que vendem o produto, como pela oportunidade de no futuro você poder obter uma vantagem na negociação da sua propriedade caso deseje vender.

Outro fator decisivo é que os incentivos nos descontos ficarão funcionando até 2045 e nesse período, o próprio aparelho já se pagou e você pode se preparar para o aumento que acontecerá igualmente de forma gradual no seu próprio projeto.

A energia solar ainda vale a pena?

Vale a pena se os seus gastos hoje com energia impedem que o seu negócio ou outros projetos de sua vida sejam atrasados pelos altos valores das tarifas e impostos variáveis de acordo com as crises que o país enfrenta, a crise hídrica, por exemplo.

Além disso, energia solar ainda é mais barata que energia de concessionária de energia porque ela é uma energia sua e um investe que retorna para o seu bolso.

A tarifa que recebeu o nome de “taxação do sol” se refere ao uso do fio B que leva energia até nossas casas.

Outros benefícios ainda se manterão, ou seja, os efeitos da economia no pagamento da conta é uma vantagem que não vai parar de ser sentida.

Próximos passos para aproveitar as isenções e instalar os seus painéis de energia solar

  1. Saiba como a energia solar funciona.
  2. Entenda a diferença entre solar off grid e on grid.
  3. Conheça suas vantagens e desvantagens.
  4. Veja as previsões do cenário da energia para os próximos dez anos.
  5. Peça um orçamento conosco.

Se este conteúdo te ajudou a entender um pouco mais sobre energia solar, deixe uma mensagem em nossas redes sociais. Adoraríamos ler o seu feedback e responder suas dúvidas sobre energia solar.

Até o próximo post!

Outras Publicações

×